Exposição fotográfica retoma a memória dos 45 anos da UFSCar

Imagem da exposição em homenagem aos 45 anos da UFSCar retrata de forma artística os espaços da Universidade (Foto: Matheus Mazini Ramos – CCS/UFSCar)

Está em cartaz na Biblioteca Comunitária (BCo) do Campus São Carlos da UFSCar a exposição fotográfica “A UFSCar que queremos é a UFSCar que construímos”. A mostra é parte da atividade de extensão que promoveu a digitalização, o tratamento e a organização das fotografias do acervo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade, contemplada pelo edital especial para apoio à realização de atividades de extensão com temática específica sobre a memória da UFSCar, em comemoração aos 45 anos da Instituição, celebrados em 2015.

No primeiro segmento da exposição, dividida em duas partes, os visitantes conhecerão imagens que retratam cronologicamente a evolução institucional do Campus São Carlos da UFSCar, bem como suas conquistas. Já no segundo, há fotografias contemporâneas que enfatizam perspectivas conceituais e técnicas fotográficas profissionais, com o objetivo de provocar os visitantes a projetar um futuro por meio da visualização das imagens.

O coordenador da atividade, Matheus Mazini Ramos, programador visual da CCS, explica que as imagens da segunda seção primam pela representação artística, fora dos padrões documentais, nas quais a composição dos elementos é o principal foco. “A segunda parte da exposição vem com a proposta de ser contemplada sem relações indicativas, pois, desta forma, podemos nos desprender de convenções estabelecidas e praticarmos a leitura da imagem de forma livre, sem comprometimentos ou relações com os espaços retratados”, explica. As imagens são de sua autoria, bem como a curadoria da exposição. Além disso, os visitantes poderão ver registros importantes de personagens ilustres que fizeram parte da transformação da Universidade ao longo dos anos, e que ajudaram a posicioná-la como uma das principais instituições federais do País.

A exposição “A UFSCar que queremos é a UFSCar que construímos” poderá ser visitada gratuitamente na BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, de segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas, e aos sábados das 8 às 14 horas, até o dia 20 de novembro, quando a mostra será transferida para o saguão da Reitoria. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9590.

Comentários desativados em Exposição fotográfica retoma a memória dos 45 anos da UFSCar

Filed under Eventos, Extensão