Exposição apresenta atividades que retomam a memória dos 45 anos da UFSCar

Foi inaugurada no último dia 22  a exposição “UFSCar 45 anos – Memória da extensão”, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) no âmbito do edital especial para apoio à realização de atividades de extensão com temática específica sobre a memória da UFSCar. A exposição divulga os produtos desenvolvidos pelas atividades de extensão contempladas no edital, por meio de pôsteres que apresentam as metodologias de realização dos trabalhos. A iniciativa é fruto ainda dos seminários realizados ao longo do ano, nos quais os proponentes e as equipes discutiram formas de trabalho, realizaram capacitação e compartilharam as experiências para tratamento de informações e criação dos produtos.

O Coordenador de Cultura da ProEx, Wilson Alves-Bezerra, responsável pela coordenação da mostra, explica que os resultados alcançados até o momento com as atividades de extensão que retomam a memória da Universidade representam diferentes aspectos da história da UFSCar, e podem ser acompanhados pelo público de diversas formas. “A mostra foi pensada para compartilharmos os resultados que alcançamos até agora com as atividades do edital, e estamos bastante satisfeitos. Temos atividades que retomam a memória dos quatro campi da Universidade, com diferentes abordagens. Durante os seminários, construímos coletivamente as formas de trabalhar essas informações pela via da extensão. Foi uma experiência bastante positiva de acompanhamento das atividades, e que resultou nesta mostra”, afirma Alves-Bezerra. Além da exposição, outros eventos foram realizados para compartilhar os resultados, como as comemorações dos 10 anos da Unidade Saúde Escola (USE), e a Mostra da Imagem e Som. Está em cartaz também a exposição “A UFSCar que queremos é a UFSCar que construímos”, realizada também no âmbito do edital, na Biblioteca Comunitária (BCo) do Campus São Carlos.

O lançamento da exposição foi acompanhado de outras atividades sobre a mesma temática. No mesmo dia, a partir das 16 horas, aconteceu o minicurso “Organização de acervos imagéticos digitais”, ministrado pela docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) Ana Carolina Simionato. O objetivo foi ensinar formas de organizar acervos de imagens pessoais para que, categorizados, sejam localizados de forma mais ágil. Ás 19 horas, no Anfiteatro da Reitoria, foi realizada a mesa de abertura da exposição, com a presença da Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, Claudia Maria Simões Martinez, e a Secretária Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, Luzia Sigoli Fernandes Costa. O tema da mesa será “Resgate e Preservação da Memória da UFSCar”. O evento integrou ainda a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que contou com programação de debates, atividades científicas e culturais.

A exposição “UFSCar 45 Anos – Memória da Extensão” pode ser vista até o dia 29 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no saguão da Reitoria, localizado na área Sul do Campus São Carlos da Universidade. Após esta data, a mostra circulará pelos outros campi da UFSCar. De 10 a 17 de novembro, a exposição é recebida no Campus Araras, e ainda neste ano seguirá para os campi Lagoa do Sino e Sorocaba.