Estudante do Curso Especial de Agronomia da UFSCar para assentados da Reforma Agrária é aprovado no programa Ciência sem Fronteiras

O estudante Joviro Adalberto Júnior, do Curso Especial de Bacharelado em Agronomia com ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis, está entre os estudantes da UFSCar aprovados pelo programa Ciência sem Fronteiras e embarcará no começo de setembro para estudar durante 11 meses na Università degli Studi di Milano, na Itália.
Para Joviro, trata-se de uma oportunidade ímpar, e o estudante destaca o apoio da Universidade: “Sinto uma enorme responsabilidade de me dedicar bastante e me dar bem no curso. Quero mostrar à Universidade que valeu a pena apostar em mim e, quando voltar ao Brasil, concluir meu curso e disseminar todo esse conhecimento novo com o qual terei contato. Acho que repetirei a palavra ‘desafio’ muitas vezes ao longo desse processo, porque é assim que eu enxergo essa oportunidade”. O estudante é bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e, desde março, faz estágio na Embrapa.
O coordenador do curso, Fernando Silveira Franco, docente do Departamento de Ciências Ambientais do campus Sorocaba, avalia que o sucesso do estudante serve como motivação para os demais. “O curso de Agronomia é um curso especial, oferece oportunidade de cursar o Ensino Superior para pessoas que nunca tiveram essa chance. Ter um dos nossos estudantes desfrutando das mesmas oportunidades que os estudantes de graduação regular é muito motivador, a turma percebe que também pode conseguir uma oportunidade como essa, dentro de um curso que visa promover a inclusão social”, destaca o docente.
Para a coordenadora do programa Ciência sem Fronteiras na UFSCar, Maria Silvia de Assis Moura, a aprovação do estudante é um indicador de que a Universidade caminha no rumo certo com os cursos especiais para assentados. “O Ciência sem Fronteiras contempla os estudantes de excelência da Universidade. Os nossos estudantes concorrem em pé de igualdade, passam primeiro pelo critério da UFSCar, depois da Capes e da universidade que os receberá. A aprovação de um estudante do curso especial em parceria com o Pronera nos mostra que estamos fazendo a coisa certa.”

Pronera
O Curso Especial de Agronomia, oferecido no campus Sorocaba, é fruto de uma parceria da UFSCar com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e os movimentos sociais de apoio à Reforma Agrária. A Universidade oferece também, através dessas parcerias, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra, no campus Araras. Os cursos são organizados em módulos, com fases presenciais durante os meses de janeiro, fevereiro e julho. Os 60 estudantes do Bacharelado em Agronomia ingressaram em 2009 e têm a formatura prevista para 2013.

Comentários desativados em Estudante do Curso Especial de Agronomia da UFSCar para assentados da Reforma Agrária é aprovado no programa Ciência sem Fronteiras

Filed under Internacionalização

Comments are closed.