O Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces) deu mais alguns passos nos últimos meses em seu processo de institucionalização. Já está disponível o site do Enlaces, em www.espacioenlaces.org. Dentre outras informações, o site traz o Documento Base do Espaço, com os antecedentes da iniciativa, plano de ação e sistema de governança. Também são apresentados o Comitê Executivo – que conta com a participação do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) – e os quatro grupos de trabalho já criados no âmbito do Enlaces (mobilidade acadêmica; avaliação e acreditação de qualidade; Ciência, Tecnologia e Inovação; e responsabilidade social universitária).

Um desses grupos de trabalho, dedicado ao tema da avaliação e acreditação, realizou sua primeira reunião no início de julho, no Panamá. No encontro, o foco foi o processo de harmonização acadêmica, com o delineamento de um programa piloto que envolverá nove universidades visando a construção de acordos de reconhecimento entre sete cursos de graduação: Filosofia, Física, Química, Matemática, Engenharia Civil, Administração e Enfermagem. A previsão é que esses acordos estejam concluídos até o início de 2016.

Neste momento, o Enlaces já conta com 18 entidades associadas – sendo 14 associações de universidades ou conselhos de reitores e quatro universidades isoladas –, de 13 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

Comentários desativados em Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior avança em seu processo de institucionalização

Filed under Internacionalização