Espaço de Encontro Latino-americano e Caribenho de Educação Superior prepara plano de trabalho para o biênio 2012-2013

Desde o início deste ano, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, tem participado, como Presidente da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), de uma série de reuniões preparatórias dos próximos passos para a consolidação do Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces). Isto porque, para agosto de 2012, está prevista a realização da V Reunião de Redes Universitárias e Conselhos de Reitores da América Latina e do Caribe, em Montevidéu (Uruguai), quando deverá ser apresentado o plano de trabalho do Enlaces para o período 2012-2013 e, também, um plano de mobilidade no âmbito do espaço acadêmico de cooperação.
O Enlaces começou a ser configurado em 2008, como um espaço regido pelos princípios de autonomia universitária, reciprocidade, cooperação solidária, multilateralidade, inclusão, coparticipação, igualdade de oportunidades e flexibilidade para a construção da integração e do desenvolvimento humano sustentável na América Latina e no Caribe. Suas finalidades são a constituição de uma plataforma regional de conhecimento e informação e de integração em Educação Superior; de um espaço de ações de cooperação solidária e de articulação entre instituições; de um âmbito de regulação de procedimentos e sugestão de normatizações; e, finalmente, de um espaço de intercâmbio de experiências com base na mobilidade acadêmica e na cooperação científica.

Reitor Targino de Araújo Filho e Secretário Geral de Relações Internacionais da UFSCar, Paulo Cezar Vieira, recebem o Secretário Executivo da AUGM, Álvaro Maglia, em reunião que tratou da continuidade do Enlaces (Foto: Priscila Halabi - CCS/UFSCar)

O esforço para a consolidação do Enlaces envolve redes de Educação Superior latino-americanas e caribenhas, associações nacionais de universidades e conselhos nacionais de reitores, bem como representantes governamentais dos países envolvidos e o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), vinculado à Unesco. A AUGM, representada pelo seu Presidente, e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participam da Comissão de Acompanhamento do Enlaces. “No atual contexto de internacionalização das universidades brasileiras, tenho reiterado a importância do fortalecimento da cooperação Sul-Sul e, nesse sentido, o Enlaces é uma iniciativa de fundamental importância. A participação do Brasil tem sido fundamental nos avanços em relação à consolidação desse espaço de cooperação e minhas expectativas em relação aos próximos passos são grandes e as melhores possíveis”, afirma o Reitor da UFSCar.
Antes da reunião prevista para acontecer em agosto em Montevidéu, o Enlaces ainda será tema de debates e trabalho de detalhamento na LXI Reunião do Conselho de Reitores da AUGM, que acontece no próximo dia 23 na Universidade Federal de Goiás; e no Encontro Internacional de Reitores e Especialistas que acontece em maio no México.

Comentários desativados em Espaço de Encontro Latino-americano e Caribenho de Educação Superior prepara plano de trabalho para o biênio 2012-2013

Filed under Internacionalização

Comments are closed.