proace

Assistentes sociais reunidos para apreciação do Programa de Assistência Estudantil da UFSCar (Foto: ProACE)

Dando continuidade aos estudos voltados à atualização do Programa de Assistência Estudantil da UFSCar – cujos resultados iniciais foram apresentados na última reunião do Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE), no dia 1º de setembro –, aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro reunião entre assistentes sociais dos campi Araras, São Carlos e Sorocaba da Universidade, que contou também com a presença do Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Geraldo Costa Dias Júnior, e do Diretor de Assistência Social da ProACE, Ocimar Rodrigues.

A elaboração da proposta de atualização está a cargo de uma comissão indicada pelo próprio CoACE em maio deste ano, composta por um assistente social de cada um dos quatro campi da UFSCar e pela Pró-Reitora Adjunta da ProACE, Maria Aparecida Mello. O trabalho visa, a partir da reflexão sobre os resultados dos quatro anos de funcionamento da atual configuração do Programa, implantada em 2012, adequá-lo às novas demandas e desafios gerados por transformações na Universidade e, também, às diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

No encontro dos dias 3 e 4, os presentes se debruçaram sobre a legislação pertinente e elaboraram agenda de trabalho com reuniões mensais que acontecerão até março do ano que vem. Dentre os vários temas a serem tratados estão, por exemplo, os critérios para ingresso, permanência e desligamento do Programa. Um dos desafios já identificados é a atenção aos diferentes contextos do campi e, consequentemente, a formulação de proposta que atenda às diversas realidades.

O envolvimento da equipe de assistentes sociais nesse processo parte do pressuposto de que a construção conjunta irá permitir a integração dos profissionais e a convergência de conceitos e compreensões, bem como sua capacitação e atualização de conhecimentos para operacionalização das ações previstas nos diversos eixos do PNAES: Alimentação; Moradia Estudantil; Transporte; Saúde; Creche; Cultura; Esporte; Inclusão digital; Apoio pedagógico; e Inclusão de pessoas com deficiência.

Após a conclusão dessa etapa de trabalho, os resultados e propostas elaborados deverão passar por uma fase de apreciação e amplo debate pela comunidade universitária, com cronograma a ser definido futuramente.

Comentários desativados em Equipe de assistentes sociais da ProACE define cronograma de trabalho para atualização do Programa de Assistência Estudantil da UFSCar

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis