Equipe de assistentes sociais da ProACE define cronograma de trabalho para atualização do Programa de Assistência Estudantil da UFSCar

proace

Assistentes sociais reunidos para apreciação do Programa de Assistência Estudantil da UFSCar (Foto: ProACE)

Dando continuidade aos estudos voltados à atualização do Programa de Assistência Estudantil da UFSCar – cujos resultados iniciais foram apresentados na última reunião do Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE), no dia 1º de setembro –, aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro reunião entre assistentes sociais dos campi Araras, São Carlos e Sorocaba da Universidade, que contou também com a presença do Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Geraldo Costa Dias Júnior, e do Diretor de Assistência Social da ProACE, Ocimar Rodrigues.

A elaboração da proposta de atualização está a cargo de uma comissão indicada pelo próprio CoACE em maio deste ano, composta por um assistente social de cada um dos quatro campi da UFSCar e pela Pró-Reitora Adjunta da ProACE, Maria Aparecida Mello. O trabalho visa, a partir da reflexão sobre os resultados dos quatro anos de funcionamento da atual configuração do Programa, implantada em 2012, adequá-lo às novas demandas e desafios gerados por transformações na Universidade e, também, às diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

No encontro dos dias 3 e 4, os presentes se debruçaram sobre a legislação pertinente e elaboraram agenda de trabalho com reuniões mensais que acontecerão até março do ano que vem. Dentre os vários temas a serem tratados estão, por exemplo, os critérios para ingresso, permanência e desligamento do Programa. Um dos desafios já identificados é a atenção aos diferentes contextos do campi e, consequentemente, a formulação de proposta que atenda às diversas realidades.

O envolvimento da equipe de assistentes sociais nesse processo parte do pressuposto de que a construção conjunta irá permitir a integração dos profissionais e a convergência de conceitos e compreensões, bem como sua capacitação e atualização de conhecimentos para operacionalização das ações previstas nos diversos eixos do PNAES: Alimentação; Moradia Estudantil; Transporte; Saúde; Creche; Cultura; Esporte; Inclusão digital; Apoio pedagógico; e Inclusão de pessoas com deficiência.

Após a conclusão dessa etapa de trabalho, os resultados e propostas elaborados deverão passar por uma fase de apreciação e amplo debate pela comunidade universitária, com cronograma a ser definido futuramente.

Comentários desativados em Equipe de assistentes sociais da ProACE define cronograma de trabalho para atualização do Programa de Assistência Estudantil da UFSCar

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis

Comments are closed.