medicina

Cláudia Reyes, Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, recebe os visitantes da Univasf. (Foto: Beatriz Maia / AECR)

Na última semana, uma comitiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) visitou o Campus São Carlos da UFSCar para conhecer instalações e projeto pedagógico do curso de Medicina. A visita foi motivada pelos desafios que a Univasf enfrenta na implantação do seu curso de Medicina no município de Paulo Afonso, na Bahia, que teve início no segundo semestre do ano passado. Além da Bahia, a Univasf tem campi também em Pernambuco e no Piauí.

A comitiva visitou a Unidade Saúde-Escola (USE), a Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde (USPPS) e o Hospital Escola e fez reuniões com docentes e estudantes do curso da UFSCar. Além disso, os visitantes foram recebidos pela equipe do Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF), que apresentou as plantas dos edifícios, e pela Pró-Reitoria de Graduação, para troca de experiências sobre projetos pedagógicos e gestão acadêmica.

Docente do curso de Medicina da Univasf, Isaac Farias ressaltou a importância de conhecer as estruturas da UFSCar, bem como as minúcias do projeto pedagógico do curso. “A forma pela qual o atendimento domiciliar é simulado na USPPS e na USE é brilhante, e eu nunca tinha visto isto em outras universidades. Este é o primeiro aspecto que pretendo incorporar na Univasf. Ansiávamos por conhecer a concepção dos edifícios, para aprendermos com o caminho que a UFSCar percorreu. Pudemos também conhecer um pouco da experiência dos professores e alunos e identificar desafios em comum”, afirma o professor da Univasf. “Foi bastante tranquilizador conhecer os indicadores das avaliações do Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] e do exame do Cremesp [Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo], pois eles revelam que a metodologia ativa de ensino e aprendizagem realmente funciona, o que nos motiva a continuar o nosso processo de implantação”, complementa Farias.

Avaliação

Os resultados da décima edição da avaliação do Cremesp, exame aplicado anualmente junto aos recém-formados nos cursos de Medicina do Estado, foram divulgados no início deste mês. Em 2014, 3.359 pessoas realizaram a prova, sendo 36 egressos da UFSCar.

A média geral da UFSCar foi de 65,65 pontos, bastante acima da média estadual, de 57,52, e em todas as categorias específicas do exame o desempenho dos egressos da Universidade esteve acima da média do Estado. O destaque está na categoria Obstetrícia, na qual a média da UFSCar foi de 80,05 pontos, quase 15 acima dos 65,22 da média geral.

Já na edição de 2013 do Enade – a mais recente para os cursos de Medicina –, o curso da UFSCar recebeu conceito na faixa 5, a mais alta do exame.

Comentários desativados em Equipe da Universidade Federal do Vale do São Francisco visita UFSCar para conhecer o curso de Medicina

Filed under Graduação, Saúde