embrapa

Representantes da Embrapa reunidos com o Vice-Reitor, Adilson de Oliveira (Foto: Mariana Pezzo – AECR/UFSCar)

O Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, recebeu em 12 de maio o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Ladislau Martin Neto, para dar continuidade às negociações para a criação da Unidade Mista de Pesquisa em Automação para Sustentabilidade Agropecuária, envolvendo a Empresa, departamentos de diferentes campi da UFSCar e escolas e institutos da Universidade de São Paulo (USP). Martin Neto esteve acompanhado de outros pesquisadores da Embrapa na apresentação da proposta de criação da Unidade, que vem sendo discutida desde o ano passado.

A proposta parte da compreensão de que arranjos institucionais capazes de agregar grupos interdisciplinares e a integração de esforços entre instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação são essenciais na concretização do potencial de contribuição dessas instituições ao desenvolvimento do País. Assim, a expectativa é que a Unidade possa reunir competências e promover o compartilhamento da infraestrutura de pesquisa disponível nas instituições envolvidas, com o objetivo de desenvolver tecnologias de automação voltadas à otimização de sistemas de produção sustentáveis. Na reunião, algumas parcerias já estabelecidas foram apresentadas como exemplos de iniciativas que poderão compor a Unidade Mista, com os departamentos de Computação, de Engenharia de Materiais, de Engenharia Elétrica, de Engenharia Mecânica e de Química, do Campus São Carlos; Recursos Naturais e Proteção Ambiental, do Campus Araras; e Física, Química e Matemática, do Campus Sorocaba; além do interesse no Centro de Ciências da Natureza do Campus Lagoa do Sino. As linhas de trabalho serão discutidas em reuniões futuras de trabalho entre as instituições.

Comentários desativados em Embrapa e UFSCar dão continuidade às tratativas para a criação de Unidade Mista de Pesquisa

Filed under Pesquisa, Pós-graduação