use_10_2

A Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Araújo; a Diretora Técnica da USE, Maristela Adler; e o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rodolfo Figueiredo, discutem as atividades de pesquisa e extensão realizadas no âmbito da Unidade. (Foto: Izabela Cardoso – CCS/UFSCar)

A Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar realizou, durante os meses de outubro e novembro, dois novos eventos em comemoração aos 10 anos de sua criação, como parte da atividade contemplada pelo edital especial para apoio à realização de atividades de extensão com temática sobre a memória da UFSCar, coordenada pela Diretora Geral da USE, Márcia Niituma Ogata.

Na última quinta-feira (19/11), foi realizado evento que apresentou os indicadores de pesquisa e extensão da USE, com discussões e mostra de pôsteres sobre as oito linhas de cuidado que orientam os trabalhos realizados pela Unidade. Pela manhã, a Diretora Técnica da USE, Maristela Schiabel Adler, integrou uma mesa ao lado da Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo, e do Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rodolfo Antônio de Figueiredo. Presidente da Comissão de Pesquisa e Extensão da USE (CoPEx), Adler apresentou as funções da CoPEx, responsável pelo acompanhamento das atividades que envolvem a Unidade e seus usuários. A CoPEx avalia a viabilidade das propostas, bem como os relatórios finais, garantindo que as atividades cumpram as diretrizes da USE e do Conselho Nacional de Saúde, respeitando os direitos dos usuários e os princípios da Universidade. Entre os dados apresentados, destacam-se as 32 pesquisas em andamento no momento e as 30 atividades de extensão.

No período da tarde, a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) Laura Camargo Macruz Feuerwerker ministrou a oficina “Integração Ensino/Serviço no SUS”, durante a qual promoveu reflexões junto à equipe da USE e a docentes e estudantes da UFSCar que realizam atividades na Unidade. Os presentes foram provocados a refletir sobre as conquistas obtidas pela USE nos últimos 10 anos e os desafios a serem enfrentados nos próximos anos. O encontro contou também com a exposição de 16 pôsteres sobre as atividades de pesquisa e extensão realizadas dentro das oito linhas de cuidado da Unidade. Nos próximos meses, a mostra deverá circular por outros espaços da Universidade, apresentando à comunidade um panorama da produção de conhecimento e do atendimento prestado pela USE.

Em outubro, a Unidade havia recebido o professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Luiz Carlos de Oliveira Cecílio, para a conferência “Modelos de Atenção: dos Programas às Linhas de Cuidado”. Cecílio possui vasta experiência na área de Saúde Pública, e discutiu os referenciais de cuidado através das linhas no contexto atual da USE, de retomada da aproximação com a atenção básica à Saúde do Município.

Na avaliação da Diretora Geral da USE, os eventos marcam um momento de reflexão interna da Unidade e são uma oportunidade de receber convidados que contribuam para esse processo. “Vejo que cumprimos os objetivos de nossa proposta inicial, que era celebrar nossas conquistas e identificar novos desafios, aproveitando este momento de comemoração para reunir os envolvidos com a USE nessas reflexões. Tivemos a participação de servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, e de pessoas importantes de fora da Universidade que possuem trajetórias notáveis na área da Saúde Pública. Encerraremos este projeto no final deste ano, mas o trabalho em cima do que discutimos está apenas começando. As avaliações nos apontam os desafios que queremos enfrentar nos próximos anos, e agora temos bastante no que trabalhar para seguirmos construindo uma Unidade Saúde Escola com cada vez mais qualidade”, afirma Ogata.

Em dezembro, a USE realizará o último evento do ano, com a palestra “Aprendizagem contemplativa e suas aplicações no Ensino Superior para a construção de uma cultura de paz”. No evento, será lançado o documentário que conta a história da Unidade, desenvolvido em parceria com a empresa junior do curso de Imagem e Som da UFSCar, a ArtCom. A programação completa está disponível no site da USE.

Comentários desativados em Em novos eventos para comemorar seus 10 anos, Unidade Saúde Escola promove reflexões sobre pesquisa e extensão

Filed under Efemérides, Eventos, Extensão, Graduação, Pesquisa, Pós-graduação, Saúde