O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e o Diretor do Centro de Ciências da Natureza, Luiz Manoel de Moraes C. Almeida, rodeados pelos estudantes, cortam o primeiro pedaço do bolo de aniversário de 1 ano do Campus Lagoa do Sino (Foto: Arquivo Pessoal)

O Campus Lagoa do Sino da UFSCar comemorou, no dia 22 de maio, o primeiro aniversário da oficialização de sua criação, em cerimônia que reuniu autoridades locais, estudantes, professores e funcionários. A comemoração foi marcada por falas sobre o futuro do novo campus, o entusiasmo com o potencial de transformação que a Universidade representa na região e as possibilidades de formação dos estudantes.

O Prefeito de Campina do Monte Alegre – cidade mais próxima do Campus –, Carlos Eduardo Vieira Ribeiro, destacou a importância da presença da Universidade na região e as mudanças que já foram notadas neste primeiro ano. “A UFSCar foi muito corajosa quando aceitou o desafio de implantar um campus aqui, e posso dizer que esta foi a primeira política pública realmente focada em promover o desenvolvimento da nossa região. E isso está sendo feito com toda a inteligência e capacidade que essa Universidade possui. Queremos o Campus Lagoa do Sino com cada vez mais alunos, sendo referência em qualidade de ensino, e queremos também que os alunos formados permaneçam na região”, destacou o Prefeito.

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, também ressaltou o papel da Universidade na promoção do desenvolvimento local, e a satisfação de comemorar o primeiro ano do Campus. “Este Campus é um exemplo de como fazer expansão com inclusão social. Já temos aqui pessoas da região, e queremos ter ainda mais. São todos vocês que podem nos ajudar a pensar em como promover o desenvolvimento. É emocionante ver que conseguimos chegar até aqui, que temos professores que vestiram a camisa e apoiam este projeto; temos os estudantes, que tratam a Universidade com muito carinho, e sem os quais nada disso faria sentido; e os servidores técnico-administrativos, fundamentais para que essa estrutura funcione. Os desafios inerentes à região, à fazenda e ao processo de implantação de um novo campus fazem parte da formação de vocês, e não tenho dúvidas de que vocês já estão aprendendo e aprenderão ainda mais com isso. Portanto, só tenho a agradecer os esforços de todos e parabenizá-los pelo primeiro aniversário do Campus Lagoa do Sino”, declarou o Reitor.

Lagoa do Sino
As atividades acadêmicas do Campus Lagoa do Sino tiveram início em março de 2014, com a recepção dos 150 primeiros estudantes para os cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental. Localizado em uma fazenda de 643 hectares altamente produtivos, doada à UFSCar por Raduan Nassar, o Campus foi criado considerando as características da região, marcada pelo contraste entre alguns municípios muito industrializados e outros com economia voltada para a pequena agricultura, de base familiar, além de aspectos ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa. O projeto do Campus está estruturado em três eixos: Desenvolvimento Sustentável Territorial (que significa, em linhas gerais, justamente o compromisso com a realidade regional); Soberania e Segurança Alimentar; e Agricultura Familiar.
A comemoração de aniversário realizada refere-se à publicação, no Diário Oficial da União, da portaria de criação da unidade acadêmica Campus Lagoa do Sino, que ocorreu no dia 21 de maio de 2013.

Comentários desativados em Em comemoração do aniversário do Campus Lagoa do Sino, potencial de transformação da região foi destacada em todas as manifestações

Filed under Efemérides