O edital especial para apoio à realização de atividades de extensão com temática específica sobre a memória da UFSCar, proposto e coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), selecionou 23 propostas para desenvolvimento ao longo do ano de 2015. O edital foi elaborado em razão da comemoração dos 45 anos da Universidade, celebrados em 2015, buscando fomentar atividades de extensão que tenham como finalidade o processo de resgate, difusão, reconstrução e discussão da memória da UFSCar.

A Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, Claudia Maria Simões Martinez, afirma que as propostas selecionadas organizam-se, fundamentalmente, em torno da valorização da Instituição como um todo, de seus campi e de pessoas que contribuíram de forma significativa para a Universidade. Ela destaca o papel da extensão enquanto fomentadora da proteção ao patrimônio cultural da Instituição, bem como a preocupação com a articulação dos conhecimentos. “A memória dos nossos campi, das pessoas que passaram por esta Universidade, e a nossa história como um todo estão sendo valorizadas através dessas atividades. Trata-se de um conjunto de ações, objetos e informações que compõem o nosso patrimônio institucional, e a extensão é o que constrói pontes para articular esses conhecimentos e colocá-los em diálogo com a sociedade”, avalia Martinez. Para a Pró-Reitora, o momento de comemoração dos 45 anos da Universidade traz a reflexão sobre o comprometimento da comunidade universitária com a memória da Instituição. “O resultado deste edital nos mostra a preocupação da comunidade universitária com a preservação da memória e o anseio de dar significado ao que é produzido aqui dentro, verifique some practical advice. Observando as propostas, vemos o desejo de trabalhar tanto para preservarmos a história do nosso campus mais novo, Lagoa do Sino, como para resgatar a história do Campus Araras, que já existe há mais tempo. Há a preocupação em não perder os processos de nascimento e consolidação de diversas unidades, como a Unidade Saúde-Escola e a Unidade de Atendimento à Criança, por exemplo”, relata Martinez.

As 23 propostas foram contempladas com o total de R$ 77.990,00 e recursos para o financiamento de 15 bolsistas de extensão. A lista com as propostas aprovadas e a íntegra do edital podem ser consultadas no site da ProEx.

Comentários desativados em Edital Especial de Memória da ProEx apoia projetos que recuperam a história da Universidade

Filed under Extensão