Diretora do Campus Sorocaba apresenta ações do Campus em 2021 para parlamentares

Karina Martins durante apresentação na Câmara Municipal de Sorocaba

Karina Martins durante apresentação na Câmara Municipal de Sorocaba (Divulgação)

A Diretora do Campus UFSCar-Sorocaba, Karina Martins, participou da 71ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, no dia 2/12, para apresentar aos parlamentares e à comunidade sorocabana as atividades desenvolvidas pelo Campus em 2021. Assista (do momento 1:06:38 ao 1:33:50) à apresentação feita por Karina Martins aos vereadores.

“Sabemos da importância e do papel do Campus Sorocaba para o desenvolvimento regional a partir da formação de profissionais e cidadãos comprometidos com a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento social e econômico da região e também do País. Portanto, temos atuado muito nessa aproximação com os órgãos públicos e empresas para estreitar o relacionamento e a parceria. Para que isso ocorra com excelência e assertividade, apresentar para a comunidade o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano em ensino, pesquisa e extensão é fundamental”, disse a Diretora do Campus.

Martins apresentou um panorama geral abarcando a estrutura do Campus Sorocaba, que reúne cerca de 5 mil pessoas, entre servidores, estudantes e prestadores de serviço, bem como a oferta de 620 vagas anuais, distribuídas entre 14 cursos de graduação. Dos 2.996 estudantes matriculados atualmente, 42% são de 24 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba e 58% de outras 324 cidades de todo o Brasil, com destaque para a cidade de Sorocaba, município de origem de 24% do total de estudantes.

Destacou o trabalho desenvolvido pela Universidade no período da pandemia no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, mostrando que, mesmo com os inúmeros desafios impostos pelo distanciamento físico, o Campus seguiu realizando suas atividades de forma remota, com cerca de quinhentas disciplinas ofertadas aos estudantes por semestre entre 2020 e 2021.

No que diz respeito à pós-graduação, informou que, no período da pandemia, o Campus criou dois novos cursos, totalizando 12 programas de pós-graduação, e que em 2021 houve um aumento de 22% no ingresso de alunos por conta do aumento de vagas e dos novos cursos.

Em relação à pesquisa, Martins destacou a contribuição do Campus para a sociedade com a realização de 12 pesquisas voltadas à Covid-19, além de inúmeras outras. Na área de extensão, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelos núcleos de extensão que atuam em áreas como Educação e Estudos da Infância; Agroecologia; Gênero, Diferenças e Sexualidades; e Tecnologia Assistiva. Ela falou também sobre o projeto Futuro Cientista, que recentemente assinou contrato com a Secretaria de Educação para oferecer atividades aos estudantes municipais, além de outros projetos em parceria com o município como o Observatório da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê.