Diretora do Campus e Pró-Reitor de Gestão de Pessoas na conversa com os coordenadores de pós-graduação (Foto: João Justi – Seção de Comunicação Social de Sorocaba/UFSCar)

Representantes da Administração Superior da UFSCar estiveram no Campus Sorocaba no dia 15 de dezembro, quando se reuniram com a Direção de Campus, com equipes administrativas e com a comunidade acadêmica para tratarem de temas como os desafios da tecnologia de informação na gestão multicampi, o mapeamento dos processos das unidades das pró-reitorias instaladas no Campus e o fortalecimento dos programas de pós-graduação sediados em Sorocaba.

Na parte da manhã, o novo Secretário Geral de Informática, Hermes Senger, e o assessor técnico da Secretaria, Erick Melo, estiveram reunidos com a Diretora de Campus, Eli Angela Vitor Toso, e com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes, com o objetivo de debaterem estratégias para o trabalho em rede que possam contribuir para aprimorar a qualidade dos serviços de informática em todos os campi da UFSCar. Senger também se encontrou com servidores dos departamentos de Serviço de Internet, de Suporte Computacional e de Sistemas Computacionais para alinhar os trabalhos das equipes do Campus Sorocaba com a nova direção da SIn.

À tarde, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, juntamente com a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Cristina Morato Pinto, o Pró-Reitor de Pesquisa Adjunto, Ronaldo Censi Faria, a Diretora do Campus Sorocaba e o Coordenador de Informação em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Leandro Innocentini Lopes de Faria, conversaram com os coordenadores e vice-coordenadores dos programas de pós-graduação em atividade no Campus Sorocaba sobre a elaboração de indicadores de pesquisa e pós-graduação para a construção de estratégias acadêmicas.

Faria, que é docente do Departamento de Ciência da Informação, apresentou aos representantes dos programas um conjunto de ferramentas disponíveis para o levantamento e a análise de dados referentes à produção científica dos docentes. “Nossa intenção foi mostrar aos pesquisadores possibilidades de análises prospectivas que sirvam para o acompanhamento da evolução dos programas e para apontamento da necessidade de ajustes. A partir de autoavaliações periódicas, com uso das ferramentas apresentadas, os programas poderão aumentar sua produção acadêmica tanto em termos quantitativos quanto qualitativos”, afirmou a Pró-Reitora de Pós-Graduação.

Também durante a visita, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e a Diretora do Campus receberam integrantes da Empresa Líder (empresa júnior do curso de Engenharia de Produção do Campus Sorocaba), que está começando um trabalho de consultoria para o mapeamento dos processos das unidades das pró-reitorias instaladas no Campus. O mapeamento visa entender como as diferentes equipes têm desenvolvido suas funções, identificar pontos críticos, sugerir intervenções para superá-los e, assim, conferir mais fluidez e eficiência aos trâmites administrativos entre os campi.

Durante todo o ano de 2015, representantes da Administração Superior da UFSCar fizeram visitas periódicas ao Campus Sorocaba, identificando as demandas específicas dos servidores docentes e técnico-administrativos e dos estudantes e discutindo com a comunidade ações administrativas e acadêmicas para impulsionar o desenvolvimento do Campus e integrá-lo de forma mais orgânica aos demais campi da Universidade. O trabalho deve ter continuidade e ser intensificado em 2016.

Comentários desativados em Desafios da informática na gestão multicampi e avanço da pós-graduação são tema de reuniões com representantes da Administração Superior no Campus Sorocaba

Filed under Gestão