Na última sexta feira (13/4), como já noticiado aqui no Blog da Reitoria, o Conselho Universitário (ConsUni) aprovou a criação dos departamentos de Gerontologia e de Ciências Ambientais, ambos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O Departamento de Ciências Ambientais consolida a área de conhecimento na UFSCar, que ganhou destaque com a criação do curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental em 2009, no âmbito do Reuni.
Marcel Okamoto Tanaka, Coordenador do curso de Gestão e Análise Ambiental, explica que a área de Ciências Ambientais possui uma linha de atuação que integra diversas outras áreas, mas ao mesmo tempo possui foco bem delineado, já sendo inclusive reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde meados de 2011. “É uma área nova que está crescendo muito rápido. Hoje olhamos para a questão ambiental sob diversos aspectos, como o político, econômico, social, e diversos outros que não se restringem apenas à Ecologia. É essa visão integrada que desenvolvemos no nosso departamento, que permitirá a expansão das linhas de pesquisa e o aprimoramento da interdisciplinaridade, de forma a constituir uma unidade coesa para trabalhar a questão ambiental.”
Luiz Eduardo Moschini, agora docente do Departamento de Ciências Ambientais, ressalta que a proposta do novo departamento foi um esforço na busca por uma abrangência maior de pesquisa, em acordo com a interdisciplinaridade do curso de Gestão e Análise Ambiental. “Temos uma equipe com formação diversa, o que é profundamente enriquecedor para essa área. Com um departamento próprio, conseguiremos capacitar mais profissionais tanto para pesquisa como para atuação direta no mercado de trabalho. Também teremos força para buscar mais parcerias para projetos de extensão que beneficiem a região de São Carlos. Além disso, ganha força o projeto de programa de pós-graduação que integre as linhas de pesquisa em Gestão da Paisagem, Sistemas Ecológicos e Sociedade e Ambiente”, afirma Moschini. O programa de pós-graduação deve abranger, além dos docentes do Departamento de Ciências Ambientais, pesquisadores dos departamentos de Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Sociologia e Botânica.Gestão e Análise Ambiental
A preocupação com o meio ambiente tem ganhado cada vez mais atenção e discute-se amplamente como o desenvolvimento pode ocorrer em consonância com a preservação ambiental. O profissional da gestão ambiental é preparado para atuar principalmente na análise das questões ambientais, sendo capaz de desenvolver pesquisas e avaliar tecnologias que valorizem a relação saudável da sociedade com o meio ambiente. Além disso, ele pode realizar vistorias, emitir laudos e elaborar projetos visando a redução dos problemas ambientais e a sustentabilidade dos processos produtivos.
Os docentes e estudantes do curso de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar estão envolvidos com diversas atividades de ensino e extensão. Já foram firmadas parcerias com a Prefeitura Municipal de São Carlos e com a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo. É crescente a demanda por convênios e parcerias, e prefeituras de cidades da região têm procurado a Universidade para o desenvolvimento de projetos com enfoque ambiental.
Na próxima semana, a UFSCar realizará a Primeira Jornada de Gestão e Análise Ambiental, do dia 23 a 27 de abril. A programação conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, visitas técnicas e minicursos, que possibilitarão a construção de uma visão mais abrangente da questão ambiental e o reconhecimento do mercado de trabalho na área. As inscrições já foram encerradas e mais informações podem ser obtidas no site www.jornadagaa.ufscar.br.

Comentários desativados em Departamento de Ciências Ambientais permitirá desenvolvimento de visão integrada e aprofundamento da interdisciplinaridade que caracteriza a área

Filed under Gestão