O Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis do Campus Araras (DeACE-Ar), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), vem realizando uma série de atividades voltadas à promoção da saúde, que compreendem ações em áreas diversificadas. Na última quarta-feira (27/5), por exemplo, foi realizada a vacinação contra a gripe, que disponibilizou 1.400 doses da vacina para estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos e funcionários terceirizados do Campus. A parceria com a Secretaria de Saúde do Município viabilizou a entrega das vacinas, aplicadas no próprio DeACE.

Desde a semana passada, também são oferecidas aulas gratuitas de ioga a toda a comunidade universitária, ministradas por estudante de graduação do Campus com experiência na prática. As aulas ocorrem todas as quintas-feiras das 17h30 às 18h30, no edifício do DeACE-Ar. Nas próximas semanas deverá ter início a turma de taekwondo, arte marcial de origem coreana, com aulas teóricas e práticas da modalidade ministradas também por estudante do Campus. O chefe do DeACE-Ar, Wilson Aparecido Silva, explica que o objetivo das ações do Departamento é cuidar da saúde da comunidade universitária, promovendo o bem-estar no Campus. “Indicamos sempre para os estudantes, principalmente, que participem desses grupos, como uma forma de relaxar e praticar atividades físicas gratuitamente dentro da própria Universidade. Nós trabalhamos para promover a saúde física e psicológica e a qualidade de vida das pessoas que passam pela UFSCar”, afirma Silva. Outras iniciativas no mesmo sentido recebem o apoio do DeACE-Ar, como o grupo de canoagem coordenado pelo docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação Paulo Cezar de Faria. As aulas acontecem no âmbito do projeto de extensão “Remando na UFSCar”, utilizando o lago do Campus Araras e promovendo, assim, também a aproximação com a Natureza.

Para o segundo semestre deste ano, está prevista a realização de grupos de reflexão temáticos, com foco na saúde mental dos estudantes, nos quais são elencados temas para reflexão conjunta sob a coordenação de um psicólogo. Outra atividade programada é um grupo de leitura para trabalhar contos latino-americanos.

Comentários desativados em Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis do Campus Araras realiza atividades de promoção da saúde

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis, Saúde