Nos dias 5 e 6 de junho, a UFSCar recebeu a visita de uma delegação da Queens College, instituição de ensino e pesquisa dos Estados Unidos sediada na cidade de Nova Iorque, que integra a City University of New York. O objetivo do encontro foi o início do diálogo entre as duas instituições visando consolidar projetos de cooperação acadêmica envolvendo o intercâmbio de estudantes e pesquisadores e a constituição de iniciativas de pesquisa em colaboração. A delegação foi composta pelo Reitor da Queens College, James Muyskens; por sua Chefe de Gabinete, Elizabeth Hendrey; pela Diretora de Programas Internacionais, Marleen Kassel Kerson; pelo Diretor da Escola de Música, Edward Smaldone; pelo Diretor do Programa de Estudos Latino-Americanos, John Francis Collins; e pelo Professor Emérito de Ciências Ambientais George Hendrey.
A visita a UFSCar integrou missão preparatória para a realização do Ano do Brasil na Queens College, que acontecerá ao longo do ano acadêmico 2013/2014. No período, diversas atividades serão programadas com o objetivo de fomentar iniciativas de cooperação envolvendo o intercâmbio de estudantes e pesquisadores e a realização de pesquisas em colaboração. Em anos anteriores, a instituição já realizou os Anos da China, da Índia e da Turquia. “Por estar sediada no Queens, o bairro com maior diversidade de Nova Iorque, a Queens College tem uma configuração bastante particular, sendo que, de seus 20 mil estudantes, cerca da metade nasceu fora dos Estados Unidos. Esta visita preparatória aos países que serão o foco do nosso programa de ‘Ano de’ já é tradicional, e temos tido resultados importantes no que diz respeito à continuidade da parceria depois que se encerram as ações específicas do Programa. Nós estávamos ansiosos para visitar a UFSCar, pela qualidade e abrangência das suas atividades, e avaliamos este primeiro encontro como excitante e promissor”, afirmou o Reitor da instituição norte-americana.

Integrantes da delegação da Queens College e representantes da UFSCar iniciaram diálogo visando consolidar a cooperação entre as instituições

Muyskens foi, inicialmente, recepcionado pelo Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira. Em seguida, foi realizada reunião de toda a delegação com a Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade, Débora Cristina Morato Pinto; a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo; e a Diretora da Divisão de Convênios da Secretaria Geral de Relações Internacionais, Maria Estela Canevarolo. Na ocasião, houve apresentação da UFSCar e da Queens College, bem como debates e esclarecimentos sobre os mecanismos que podem favorecer o intercâmbio entre as instituições, como, por exemplo, o programa Ciência sem Fronteiras e as bolsas de pós-graduação oferecidas pelas agências de fomento brasileiras e norte-americanas. Também foram realizadas reuniões específicas entre docentes de áreas afins, bem como visitas ao Campus, à Secretaria Geral de Educação a Distância e ao Laboratório de Caracterização Estrutural do Departamento de Engenharia de Materiais.
Os integrantes da comunidade universitária interessados em conhecer melhor as possibilidades de interação com a Queens College podem entrar em contato com a Secretaria Geral de Relações Internacionais da UFSCar, pelo e-mail srinter@ufscar.br ou telefones (16) 3351-8402/8111. Mais informações sobre a Queens College podem ser conferidas em www.qc.cuny.edu.

Comentários desativados em Delegação da Queens College, de Nova Iorque, visita a UFSCar com o objetivo de estruturar projetos de cooperação acadêmica

Filed under Internacionalização