CSLolg e SIn modernizam o sistema de requisição de materiais com o módulo SAGUI Suprimentos

Foi ampliada de 179 para 829 a variedade de itens de materiais de consumo disponíveis para requisição (Foto: Fábio Zucoloto)

A Coordenadoria de Suprimentos e Logística (CSLog) e a Secretaria Geral de Informática (SIn) concluíram a implementação do novo sistema de requisição de materiais a partir de um módulo dentro do Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada (SAGUI) – SAGUI Suprimentos, modernizando a gestão de materiais e tornando o processo mais eficiente, centralizado e padronizado.

Com essa modernização do processo de compras, e devido ao sucesso em diversas aquisições de materiais, foi ampliada de 179 para 829 a variedade de itens de materiais de consumo disponíveis para requisição, com destaque para os Equipamentos de Proteção Individual voltados para a área de Saúde, como vários tipos de luvas, aventais, toucas, sapatilhas e óculos de proteção, e os materiais de aulas práticas, como reagentes, vidraria, eletroeletrônicos e ferramentas para laboratório.

Fábio Zuccolotto Ferreira, coordenador da CSLog, explica que a proposta de modernização do sistema de requisição de materiais de uso comum começou em 2020 e foi efetivada agora, graças ao esforço conjunto da CSLog e Sin. “Estamos colocando em prática um projeto de modernização do processo de requisições com novas funções que incluem uma vitrine de produtos de fácil visualização, ferramentas para o levantamento de demandas para exercícios seguintes e as modalidades de requisição: almoxarifado, ata de registro e licitação”, destacou.

A equipe trabalha agora na inclusão no sistema dos últimos itens licitados, para que estejam disponíveis para requisição pelos usuários o quanto antes, além de trabalharem na aquisição de itens permanentes, como mobiliário, de equipamentos para eficiência energética e demais materiais como itens de higiene, limpeza e didático-esportivos. A expectativa é de que estejam disponíveis no SAGUI Suprimentos até o final do segundo semestre.

Cláudia Alves de Souza Mello, Analista de Tecnologia da Informação da SIn, informa que a secretaria tem atuado no desenvolvimento de soluções integradas com o objetivo de apoiar a transformação digital na Universidade, usando a tecnologia para melhorar o desempenho e ampliar a oferta de serviços mais modernos, bem como a transparência dos dados.

“O módulo de requisição de materiais permitiu um único canal para que os servidores possam visualizar os itens e em qual modalidade estes poderão ser adquiridos. Além da facilidade oferecida aos usuários, a CSLog conta agora com uma base de dados que auxilia no acompanhamento e planejamento das aquisições. Um ponto a ser destacado é que o SAGUI Suprimentos já está integrado ao módulo de orçamento, possibilitando que, em um futuro próximo, os gestores possam ter acesso em tempo real às despesas das unidades, visando mais transparência na gestão orçamentária”, explica.

Leave a Comment

Filed under Compras

Comments are closed.