Estão disponíveis no site da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSCar os resultados da avaliação dos cursos de graduação realizada em 2014, junto a estudantes e docentes. Em consonância com o ciclo do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), integraram o processo no ano passado os 34 cursos que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2014, ou que não realizam o Exame.
O processo de avaliação – realizado em parceria com a Divisão de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação e com o Centro de Estudo do Risco do Departamento de Estatística – visa aferir a percepção de estudantes e docentes sobre sete dimensões: Participação em atividades além das disciplinas obrigatórias; Trabalho da Coordenação de Curso; Condições de funcionamento do Curso/Universidade; Condições didático-pedagógicas do professor; Satisfação com o curso; Satisfação com a Universidade; e Valorização da formação. A avaliação é realizada a partir da aplicação de questionários online e, para que os resultados sejam considerados significativos e, assim, sejam divulgados, é preciso atingir a meta estatística determinada.
No caso da avaliação pelos estudantes, participaram do processo 1.817 alunos, sendo 64% do Campus São Carlos, 28% de Sorocaba, 6% de Araras e 2% do Campus Lagoa do Sino. Dos 34 cursos, apenas dois não atingiram a meta estatística e, portanto, não tiveram os seus resultados específicos divulgados.
Os resultados gerais indicam que, em relação à avaliação do envolvimento em outras atividades além das disciplinas obrigatórias de cada curso, há grande participação dos estudantes em congressos, simpósios, palestras e eventos similares e, de outro lado, a percepção de carência de oportunidades de envolvimento em atividades de extensão, disciplinas eletivas, monitoria de disciplinas e atividades esportivas.
Já em relação à coordenação e às condições de funcionamento dos cursos, os estudantes, em média, indicaram estarem parcialmente satisfeitos, com destaques positivos em relação à organização didático-pedagógica e ao funcionamento dos cursos; ao atendimento oferecido nas bibliotecas; e à adequação do apoio de pessoal técnico nas aulas práticas. A partir da análise dessas dimensões, é indicada, de outro lado, a necessidade de aprimoramento do funcionamento dos conselhos de curso e, também, a demanda por melhorias nas orientações oferecidas aos estudantes, dentre outras ações necessárias ou desejáveis. Os resultados evidenciam também a demanda por alterações no horário de funcionamento da Divisão de Gestão e Registro Acadêmico (DiGRA). Porém, quando questionados em relação à sua satisfação com o curso que escolheram, os estudantes, em média, manifestaram-se positivamente, indicando que a escolha feita está de acordo com suas aptidões e capacidades, bem como possibilitará sua realização profissional, além de, em geral, não cogitarem a mudança de curso e/ou universidade.
Nas questões relacionadas às condições didático-pedagógicas dos professores, os estudantes também fizeram avaliações positivas, especialmente quanto ao domínio do conteúdo e à assiduidade e pontualidade dos docentes. E, finalmente, no que diz respeito à valorização de sua formação, os estudantes indicaram estar, em geral, satisfeitos com a formação no que diz respeito às dimensões de aquisição de conhecimento científico; capacidade de aquisição de conhecimento de forma autônoma; desenvolvimento pessoal; e domínio de habilidades de comunicação, negociação e cooperação. De outro lado, a avaliação evidenciou a necessidade de tornar mais frequentes as oportunidades de contato com problemas de pesquisa e extensão relacionados à futura prática profissional e cidadã dos estudantes; diversificar as oportunidades de desenvolvimento da capacidade de questionar; e intensificar processos voltados à compreensão das relações Homem, Ambiente, Tecnologia e Sociedade.
“O processo de avaliação que, historicamente, vimos desenvolvendo na UFSCar, acontece na perspectiva da emancipação, que busca o autoconhecimento e o compromisso político com o aprimoramento constante da formação oferecida aos nossos estudantes. Assim, em dezembro do ano passado nós apresentamos os resultados aos coordenadores dos cursos, já com algumas sugestões de ações urgentes, necessárias e/ou desejáveis. Agora, a expectativa é que a comunidade como um todo discuta esses resultados, visando a implantação de melhorias. Embora possamos avaliar como positivos os resultados no que diz respeito à média dos estudantes e dos cursos – já que apenas 7% dos participantes estão insatisfeitos –, nosso compromisso, sem dúvida, é com a observação das especificidades de cada curso e das diferentes dimensões, para que possamos, coletivamente, estruturar estratégias de aprimoramento dos pontos em que são identificados problemas”, afirma o Coordenador da CPA, José Carlos Rothen.
Os resultados detalhados por curso e para os corpos discente e docente podem ser conferidos no site da CPA, em www.cpa.ufscar.br.