CPA divulga resultados da autoavaliação de cursos de graduação da UFSCar

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSCar divulgou, em reunião com coordenadores de cursos de graduação realizada no dia 1º de abril, os resultados da autoavaliação de 13 cursos da Universidade realizada em 2013. Agora, os relatórios da avaliação também já estão disponíveis no site da CPA. A partir da divulgação dos resultados, a expectativa é que sejam iniciados processos de debate sobre eles no âmbito dos cursos, visando, inclusive, a proposição de ações para aprimoramento permanente da formação oferecida pela Universidade.

Foram avaliados os cursos que participaram do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2013 e ainda não haviam sido inseridos nos processos de autoavaliação em anos anteriores – Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional, do Campus São Carlos, e Engenharia Agronômica, do Campus Araras –; cursos que não participam do Enade – Engenharia Física, Estatística, Física e Imagem e Som, do Campus São Carlos, e o Curso Especial de Agronomia do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), desenvolvido no Campus Sorocaba –; e os cursos de Pedagogia e Engenharia de Produção, do Campus São Carlos, que solicitaram a participação por estarem conduzindo processos próprios de autoavaliação.

A avaliação, como vem sendo tradicionalmente feito pela CPA, considerou a percepção de professores e estudantes, com a aplicação de questionários que envolvem, dentre outras dimensões, o conhecimento sobre o projeto pedagógico do curso; o desenvolvimento das disciplinas; as diferentes atividades realizadas pelos estudantes, como, por exemplo, estágios obrigatórios e não obrigatórios, monitoria, atividades de extensão e atividades culturais e esportivas; a atuação pedagógica dos professores; o papel da coordenação de curso e as condições de funcionamento dos cursos.

Como há tratamento estatístico dos resultados, não estão sendo divulgados os relatórios dos casos em que a participação de docentes e/ou discentes não atingiu a meta estatística. Os relatórios apresentam, além dos dados absolutos para cada questão dos questionários aplicados junto a professores e estudantes, indicadores constituídos a partir da articulação entre aspectos abordados por questões diferentes, organizados em uma escala de 0 a 100 representada por cores, que vão desde o verde (índice de 0 a 20, classificado como Muito Baixo) até o vermelho (índice de 80 a 100, classificado como Muito Alto). Além dos indicadores por curso, também são apresentados os resultados por campus.

CPA

As práticas de autoavaliação da UFSCar remontam à fundação da Universidade, sendo que, na década de 1990, a partir de estímulo do Programa de Avaliação Institucional nas Universidades Brasileiras (Paiub), criou-se uma Comissão Permanente de Avaliação, que realizou diversos trabalhos de avaliação, principalmente do ensino de graduação.

Em 2004, foi instalada a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no contexto de implementação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior). Os modelos de avaliação adotados pela CPA desde então mantêm o compromisso com diretrizes seguidas historicamente pela Universidade, especialmente a compreensão da autoavaliação como um processo educativo, que ajuda a orientar a tomada de decisões, o planejamento e replanejamento das ações e o estabelecimento de prioridades. A CPA é composta por representantes docentes, discentes, técnico-administrativos e da comunidade externa à UFSCar. A atual Comissão, indicada para o período 2012-2014, é coordenada pelos professores José Carlos Rothen, do Departamento de Educação, e Marco Antonio Cavasin Zabotto, do Departamento de Computação.

A avaliação dos cursos de graduação é uma parceria entre a CPA, a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e o Centro de Estudos do Risco, do Departamento de Estatística, que apoia a operacionalização do processo. Para 2014, está prevista a avaliação dos cursos que realizarão o Enade neste ano. Além disso, nos próximos dias, será divulgado também o Relatório de Autoavaliação Institucional da UFSCar 2013, que, a partir de diversas fontes institucionais, apresenta reflexões organizadas nas 10 dimensões do Sinaes, listadas a seguir. Todas as informações sobre a CPA, suas normas, relatórios, dentre outros documentos, podem ser conferidas em www.cpa.ufscar.br.

Dimensões de avaliação, segundo o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior

1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

2. A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, para as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades

3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural