A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSCar divulgou nos últimos dias o projeto de autoavaliação institucional para o período de 2015 a 2017, bem como o relatório dos processos avaliativos relativos ao ano de 2014. Os documentos estão disponíveis no site da CPA e dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail cpa@ufscar.br.
O Relatório de Autoavaliação Institucional é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está organizado em cinco eixos avaliativos: Planejamento e Avaliação Institucionais; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura Física. Além dos resultados da avaliação dos cursos de graduação feita a partir da percepção de estudantes e docentes, já compartilhados com a comunidade universitária no final de 2014, o Relatório compila relatórios de gestão das diferentes unidades que compõem a Administração Superior da Universidade. A partir de agora, a CPA estruturará materiais e estratégias para debate e reflexão junto à comunidade universitária dos resultados apresentados, em uma perspectiva de avaliação educativa e emancipatória, que busca promover o autoconhecimento visando a transformação e o aprimoramento da qualidade do trabalho acadêmico.
Para o período de 2015 a 2017, o projeto de autoavaliação apresentado prevê a continuidade das avaliações dos cursos de graduação fundadas na percepção de estudantes e docentes, sendo que a seleção dos cursos a serem avaliados a cada ano segue o ciclo de aplicação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Esse processo de avaliação dos cursos é concretizado em parceria com a Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e com o Centro de Estudos do Risco do Departamento de Estatística. Outras ações que terão continuidade são a autoavaliação dos diferentes setores de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão; o aprimoramento dos processos de coleta e análise dos indicadores de desempenho da Universidade, em parceria com a Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI); e os processos avaliativos relacionados às diferentes etapas e aspectos da educação a distância praticada na UFSCar, em parceria com a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD).
Uma novidade proposta é a realização de avaliação dos processos desenvolvidos na Universidade a partir da percepção dos servidores técnico-administrativos, a ser aferida pela aplicação de questionário online em desenvolvimento neste momento. Uma primeira etapa desse processo está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, junto aos servidores mais diretamente relacionados ao ensino de graduação. A partir dessa primeira aplicação, o questionário deverá ser revisto e aprimorado para um novo ciclo de avaliação junto a todos os servidores técnico-administrativos, previsto para acontecer em 2017. Também está nos planos da CPA a estruturação de um processo de avaliação que possa aferir a percepção da comunidade externa em relação à UFSCar.
A CPA é composta por servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de todos os campi da UFSCar, além de representantes da comunidade externa. Seu mandato atual vai até setembro de 2016, sob a coordenação de José Carlos Rothen, docente do Departamento de Educação. Mais informações sobre a composição, histórico e todas as atividades desenvolvidas pela CPA podem ser conferidas em www.cpa.ufscar.br.