CoPq: Conselho aprecia proposta do Regimento Geral das Atividades de Pesquisa

A 47ª Reunião Ordinária do Conselho de Pesquisa (CoPq) da UFSCar, realizada em 8 de dezembro, deu continuidade às discussões sobre o Regimento Geral das Atividades de Pesquisa na Universidade, iniciadas na última reunião.

Os conselheiros refletiram sobre a possibilidade de criar mecanismos para o registro de todas as atividades de pesquisa realizadas por integrantes da comunidade da UFSCar. Foram debatidas as dificuldades de manter registros atualizados, ao mesmo tempo em que se valorizou a oficialização também das atividades de pesquisa realizadas sem aporte de recursos por agências de fomento. Discutiu-se também o papel dos comitês de ética e a necessidade de apreciação de pesquisas que não utilizem seres vivos, prática ainda não adotada na UFSCar. Os temas serão levados aos colegiados dos Centros Acadêmicos e departamentos da Universidade pelos conselheiros e retomados na próxima reunião do CoPq, marcada para março do próximo ano. A expectativa é de que as discussões sejam amadurecidas para que haja deliberações sobre o documento, constituindo uma versão final.

Durante a reunião, os conselheiros também apreciaram a minuta do Regimento da Comissão de Integridade Ética na Pesquisa (CIEP). Para dar continuidade às discussões, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) disponibilizará o documento em seu site e receberá contribuições de toda a comunidade acadêmica pelo e-mail propq@ufscar.br.

Comentários desativados em CoPq: Conselho aprecia proposta do Regimento Geral das Atividades de Pesquisa

Filed under Conselhos, Pesquisa