A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar iniciou este ano de 2016 investindo em dois novos projetos voltados à divulgação do conhecimento produzido na Universidade: o programa de rádio “Sapiência”, produzido em parceria com a Rádio UFSCar, e o projeto “Editorias”, voltado à promoção de uma maior aproximação dos Centros Acadêmicos da Instituição visando a disseminação do conhecimento produzido em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Nós sabíamos que havia não apenas a demanda por uma maior divulgação do conhecimento produzido na UFSCar, mas também um enorme potencial inexplorado na Instituição. Para 2016, conseguimos reorganizar a equipe de profissionais e nossa dinâmica de trabalho para suprir essa lacuna”, relata a Diretora da CCS, Gisele Catarina Bicaletto. “Concomitantemente ao Sapiência e ao projeto Editorias, também intensificamos nossa atuação nas redes sociais, para ampliar o alcance dessas iniciativas”, complementa.

No projeto Editorias, cada um dos jornalistas da equipe da CCS ficou responsável por um dos oito Centros Acadêmicos da Universidade, visando o diálogo permanente com suas comunidades para a identificação de possíveis pautas a serem veiculadas no Portal UFSCar e, também, encaminhadas como sugestões à Imprensa. No Portal, as reportagens resultantes desse esforço são publicadas em destaque todas as segundas-feiras, sendo posteriormente encaminhadas à Imprensa ao longo da semana. Neste momento, por exemplo, estão no ar reportagens sobre atividade de extensão desenvolvida no Centro de Ciências da Natureza com o objetivo de capacitar comerciantes do entorno do Campus Lagoa do Sino sobre a correta manipulação de alimentos; sobre pesquisa do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde que identificou uma espécie de réptil capaz de controlar sua temperatura corporal; e estudo do Centro de Ciências Humanas e Biológicas que aborda a discriminação no ambiente escolar relacionada a questões de gênero e a educação para a diversidade.

Essas pautas também são trabalhadas no programa Sapiência, que vai ao ar na Rádio UFSCar às quartas-feiras, às 11 horas, contando com reportagens gravadas e participação dos pesquisadores no estúdio da emissora. Os programas já veiculados também podem ser conferidos no site da CCS. “Apesar de termos iniciado essas iniciativas há apenas poucos dias, já podemos sentir resultados positivos relacionados à visibilidade da Instituição na Imprensa e, também, no sentido da aproximação da comunidade universitária e da melhor compreensão dos serviços prestados pela CCS, o que também pode contribuir para o seu aprimoramento e, consequentemente, para a ampliação dessa visibilidade e, consequentemente, do diálogo da Universidade com diferentes públicos”, avalia Bicaletto.

Comentários desativados em Coordenadoria de Comunicação Social investe em projetos voltados à divulgação do conhecimento produzido na UFSCar

Filed under Acesso à informação, Divulgação científica