Na última sexta-feira (2/10), o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, apresentou, durante a 214ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (ConsUni), um relatório das ações da atual gestão da Universidade, abrangendo o período que vai da posse da equipe, no final de 2012, até o momento atual. Na apresentação, o Reitor elencou um conjunto de desafios enfrentados pela Administração Superior da Universidade até o momento, recuperando, inicialmente, o grande crescimento da UFSCar nos últimos anos, inclusive com a criação de um novo campus – Lagoa do Sino – na atual gestão.
Nesse contexto, uma das principais linhas de ação da Administração está voltada à modernização da gestão, por meio de reestruturações organizacionais e administrativas e de grandes investimentos na informatização de processos e procedimentos. Em relação às reestruturações, o dirigente destacou os aprimoramentos na gestão multicampi, a partir principalmente da implantação das unidades multicampi das pró-reitorias, prefeituras universitárias e outras unidades administrativas nos campi Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Outros registros feitos por Araújo Filho foram da criação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SiBi) e, no Campus Sorocaba, de dois novos Centros Acadêmicos e da Direção de Campus.
Já em relação à informatização, o Reitor destacou os grandes investimentos financeiros envolvidos, relatando que, apenas no período de 2013 a 2015, mais de R$ 10 milhões foram aplicados no desenvolvimento e integração de sistemas e no aprimoramento do acesso à Internet e dos serviços de apoio computacional oferecidos à comunidade universitária. Na área de desenvolvimento e integração de sistemas, o Reitor registrou os ganhos de eficiência resultantes dos esforços empreendidos e destacou o desenvolvimento do SAGUI (Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada) – com módulos das pró-reitorias de Administração e de Gestão de Pessoas já em operação e vários outros módulos sendo estruturados – e do SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica), que substituirá o ProGradWeb e o Nexos no próximo mês.
Outros grandes desafios destacados pelo Reitor na apresentação ao ConsUni foram o processo de federalização do Hospital Universitário, iniciado em 2013, e a realização, em julho deste ano, da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Campus São Carlos da UFSCar. Também foram detalhadas as principais realizações das pró-reitorias da UFSCar no período.
Nas próximas semanas, a equipe da Administração Superior iniciará visitas às diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UFSCar para apresentar o relatório parcial e, principalmente, ouvir as principais demandas e sugestões da comunidade.