Em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira (3/8), o Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar aprovou por unanimidade o encaminhamento aos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) de Moção pela abertura de negociações entre o Governo Federal e os servidores técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior. Segundo o texto da Moção, a decisão partiu do “reconhecimento da urgência de encaminhamento de uma solução para o impasse instaurado entre o Governo e os servidores em greve”.

A reunião extraordinária foi convocada pelo ConsUni (já reunido devido à realização do Colégio Eleitoral para definição das listas tríplices para Reitor e Vice-Reitor da Universidade no período 2012-2016) a partir de solicitação dos próprios servidores. Na ocasião, também foi apontada a relevância do Conselho promover discussões acerca das condições atuais de funcionamento da Instituição. O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, afirmou durante a reunião que a inclusão da questão na pauta do ConsUni já estava prevista e que será importante, inclusive, para subsidiar as negociações com o Governo acerca das especificidades da Instituição no que diz respeito ao seu quadro de pessoal.

Confira abaixo a íntegra da Moção aprovada pelo ConsUni.

Universidade Federal de São Carlos
CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Moção pela abertura de negociações entre o Governo Federal
e os servidores técnico-administrativos
das Instituições Federais de Ensino Superior

O Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reunido extraordinariamente no dia 3 de agosto de 2012, decidiu por unanimidade encaminhar aos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) moção pela abertura de negociações entre o Governo Federal e os servidores técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior em greve. A decisão pelo encaminhamento desta moção parte do reconhecimento da urgência de encaminhamento de uma solução para o impasse instaurado entre o Governo e os servidores em greve. O ConsUni também sugere que, nos mesmos moldes do que está acertado com o movimento docente, seja instaurada comissão que, após o encerramento da paralisação, possa analisar de modo aprofundado todos os pontos da pauta de reivindicações do movimento dos servidores técnico-administrativos.

São Carlos, 3 de agosto de 2012

Prof. Dr. Targino de Araújo Filho
Presidente do Conselho Universitário
da Universidade Federal de São Carlos