Conselho Universitário aprova Plano de Desenvolvimento Institucional do período de 2018 a 2022

Ana Beatriz de Oliveira preside a 251ª Reunião do Conselho Universitário

Ana Beatriz de Oliveira preside a 251ª Reunião do Conselho Universitário

O Conselho Universitário (ConsUni) realizou na última sexta-feira (6/8) a 251ª Reunião Ordinária que teve como destaque a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do período de 2018 a 2022. A pauta completa e as deliberações estão disponíveis na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC).

A Reitora Ana Beatriz de Oliveira destacou a importância da aprovação do documento que reflete o planejamento universitário para o período de cinco anos, essencial à gestão, como também requerido pelo Ministério da Educação (MEC) nos processos regulatórios de reconhecimento e renovação de cursos e recredenciamento institucional, bem como por outros órgãos de controle da União.
O Secretário Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, Pedro Carlos Oprime, enfatizou a formação e o trabalho da comissão na revisão do documento para sua atualização. Disse também que, com o documento aprovado, serão iniciados os trabalhos para a construção do novo PDI (2023-2027), com garantia de ampla participação de toda a comunidade universitária. Assim, será elaborado um documento com olhar voltado para o futuro, contendo as diretrizes e estratégias da Universidade de forma consolidada, para que possam servir de instrumento orientador para a gestão da Instituição.

Os conselheiros aprovaram também a minuta do edital de eleição para a escolha de representantes discentes, servidores docentes e técnico-administrativos junto ao Conselho de Gestão de Pessoas (CoGePe), que teve sua criação aprovada por unanimidade na 248ª Reunião Ordinária do ConsUni, com a sugestão de alteração nos critérios de eleição de forma que seja retomado o procedimento já realizado no passado, garantindo que cada eleitor possa votar em até o número de vagas de representantes titulares disponível para cada categoria. Assim, a votação da minuta do edital trouxe para o debate qual seria o modelo mais adequado de eleição, a fim de garantir uma representatividade diversa, no que diz respeito ao critério de votação. Diante do exposto, o Conselho deve ampliar o debate em suas próximas reuniões.

A minuta do edital, com as informações sobre o número total de vagas, modalidade de votação, as etapas e o calendário do processo eleitoral estarão disponíveis a partir de 9/8 na página Eleições – UFSCar.

Outros itens de pauta aprovados foram a renovação da autorização da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI•UFSCar) junto aos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para poder dar suporte a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação de São Paulo (IFSP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Regimento Interno do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET).

Orçamento 2021 – A Reitoria atualizou os membros do Conselho sobre a questão orçamentária, ao informar sobre a liberação dos recursos que estavam bloqueados pelo Ministério da Economia (ME). Com isso, a UFSCar passa a contar com a totalidade dos recursos previstos no orçamento de 2021 que são da ordem de R$ 41 milhões. Mesmo diante da liberação, Oliveira destacou que o orçamento segue com o corte de 21%, em comparação com 2020, o que compromete as atividades da Universidade. Diante dessa realidade também enfrentada pelas demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Reitora destacou que seguem as mobilizações pela recomposição no orçamento de R$ 1 bilhão para todas as Ifes, equivalente ao mesmo valor de 2020, junto aos parlamentares da bancada paulista e à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Os desafios e as mobilizações referentes à questão orçamentária têm sido apresentados e debatidos nos órgão colegiados da Universidade e podem ser acompanhadas no Diário da Reitoria.

 

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