Conselho Universitário aprova a criação da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade

O Conselho Universitário (ConsUni) aprovou, em reunião realizada no dia 29 de maio, a criação da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar, a partir de proposta apresentada pelas pró-reitorias de Graduação, de Extensão e de Assuntos Comunitários e Estudantis e pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais da Universidade.

Como destacado durante a reunião, a criação da Secretaria é uma decorrência do Programa de Ações Afirmativas (PAA) da UFSCar – criado em 2007 – e, também, a concretização de uma série de diretrizes inseridas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade em seu processo de atualização, em 2013. “O fortalecimento do PAA, o combate a todas as formas de discriminação, dentre outros desafios e propostas relacionados à promoção da equidade, foram compromissos que assumimos ao iniciarmos nossa gestão, em 2012, e que agora entram em um novo patamar com a criação da Secretaria. Além disso, a nova unidade, vinculada diretamente à Reitoria, destaca a relevância atribuída a essas questões na Universidade e nos permite avançar na institucionalização de uma série de ações e políticas, além de constituir um espaço privilegiado para o acolhimento e enfrentamento de novas demandas e necessidades apresentadas à UFSCar por diferentes canais, como, por exemplo, a Ouvidoria”, afirma o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.

Os conselheiros também destacaram, ao longo do debate sobre a proposta, a importância dos avanços na institucionalização do combate à desigualdade, à discriminação, ao preconceito e todas as formas de violência, sinalizando como a criação da Secretaria dá visibilidade, inclusive, ao fato dessas questões serem transversais a todos os espaços e atores da Universidade. “Devido à implantação, no âmbito da criação do PAA, da reserva de vagas para os cursos de graduação, inicialmente as ações relacionadas ao Programa ficaram concentradas na ProGrad. No entanto, sempre soubemos da necessidade de articular diferentes unidades, de consolidar uma gestão transversal, e a criação da Secretaria permitirá justamente essa articulação, esse diálogo”, relata a Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Claudia Reyes.

Estrutura

A proposta da Secretaria prevê a existência de três coordenadorias: de Relações Étnico-Raciais; de Inclusão e Direitos Humanos; e de Diversidade e Gênero. Todas elas serão responsáveis pelo acolhimento e promoção de políticas, reflexões e ações em suas áreas específicas e pelo combate ao preconceito, à intolerância e à violência. Além disso, deverá ser constituído um Conselho Gestor, em substituição ao atual Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas. Na reunião do ConsUni, foi proposto que, além do Conselho Gestor, de caráter mais executivo, também seja criado um conselho consultivo que conte com representação dos diferentes segmentos que compõem a comunidade universitária. Assim, a partir do debate realizado, serão propostos ajustes na estrutura organizacional da Secretaria, que precisa ser apreciada pelo Conselho de Administração (CoAd) da UFSCar, o que está previsto para acontecer nesta sexta-feira, 12 de junho.

Já existe um espaço físico destinado à nova Secretaria, em edifício localizado na área Sul do Campus São Carlos, próximo às pró-reitorias de Graduação e de Extensão. A Coordenadoria de Inclusão e Direitos Humanos contará também com espaço localizado na sede da antiga Divisão de Controle Acadêmico (DiCA), na área Norte do Campus. Como esses edifícios estão passando por adequações, a previsão é que a implantação definitiva aconteça a partir do mês de outubro, após a apreciação da estrutura organizacional pelo CoAd e, também, da realização de seminários temáticos que preparem a instalação da nova unidade, previstos para acontecer nos meses de julho a setembro, nos quatro campi da UFSCar.

Comentários desativados em Conselho Universitário aprova a criação da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade

Filed under Conselhos, Equidade

Comments are closed.