Conselho Universitário aprecia Política de Saúde Mental da UFSCar nesta sexta

Símbolo da saúde mental

Saúde mental: Política vai traçar estratégias de cuidados para a comunidade interna (Foto: banco de imagens Freepik)

A UFSCar está próxima de dar mais um importante passo para implementar sua Política de Saúde Mental. O projeto, iniciado em 2018, segue agora para apreciação e deliberação na próxima reunião do Conselho Universitário (ConsUni), que será realizada nesta sexta-feira, dia 26/2.

Aprovada pelo ConsUni, terá início o processo de operacionalização da Política, voltada ao atendimento de toda a comunidade universitária, a partir da implementação, de forma orgânica e articulada, de estratégias de cuidados relativos à promoção, prevenção, assistência e redução de danos. A proposta é que suas ações sejam desenvolvidas com base em sete eixos de trabalho. São eles: “Promoção e Prevenção” (Eixo 1); “Redução de Danos” (Eixo 2); “Assistência” (Eixo 3); “Gestão, Informação e Pesquisa” (Eixo 4); “Acadêmico e Pedagógico” (Eixo 5); “Documentação /Corregedoria /Código de Ética” (Eixo 6) e “Combate à Violência Institucional” (Eixo 7).

O projeto foi disparado pela criação da Comissão para estudo de Política de Saúde Mental para a UFSCar (Resolução CoACE n.º 113, de abril de 2018). Após período de estudos, levantamentos e definições de estrutura e eixos de trabalho nos últimos anos, o relatório final dos trabalhos foi apreciado e aprovado em reunião do Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE) em julho de 2020 e, agora, segue para apreciação do ConsUni.

Confira o relatório na íntegra e conheça em detalhes a proposta de Política de Saúde Mental para a UFSCar.

Leave a Comment

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis, Conselhos, Saúde

Comments are closed.