andifes_pgf

O Reitor da UFSCar e Presidente da Andifes, Targino de Araújo Filho, recebe o novo Procurador-Geral Federal, Renato Vieira. (Crédito: Assessoria de Comunicação / Andifes)

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, presidiu no último dia 25, em Brasília, mais uma reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que atualmente reúne 63 universidades federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e dois institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Conselho recebeu o Ministro da Educação interino, Luiz Cláudio Costa, para discussão com foco no orçamento das IFES para 2015. Costa afirmou que, para abril, está novamente garantido o repasse de 1/12 do orçamento anual. Porém, a expectativa agora diz respeito à sanção presidencial à Lei Orçamentária da União (LOA), que deve acontecer na segunda semana de abril. O Reitor da UFSCar e Presidente da Andifes reiterou, na ocasião, a defesa de que o orçamento do Ministério da Educação e, especialmente, o das IFES, seja preservado de contingenciamentos. O Ministro confirmou, na reunião, que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deverá liberar nas próximas semanas, de modo escalonado, vagas de servidores docentes e técnico-administrativos para as IFES, mas ainda não há definição do quantitativo de vagas, que serão destinadas a situações emergenciais. Costa também afirmou que novas vagas deverão ser liberadas no segundo semestre deste ano e em 2016.

Outro convidado do Conselho foi o novo Procurador-Geral Federal, Renato Vieira, que se apresentou aos reitores e propôs uma agenda de trabalho com reuniões periódicas para tratar de pautas definidas pelos dirigentes. A Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Michel, esteve na reunião e falou sobre o processo de regularização das contratações dos hospitais universitários. Por fim, foram recebidos pelo Pleno representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), que propuseram uma pauta de discussões com os reitores relativas ao orçamento das IFES, à política de gestão de pessoas e à democratização das instituições.

Leia mais sobre a reunião do Conselho Pleno no site da Andifes.

Comentários desativados em Conselho Pleno da Andifes recebe Ministro da Educação interino e representantes da Fasubra

Filed under Políticas de Educação e CTI