Conselho Pleno da Andifes debate orçamento e ensino remoto

Reunião Andifes

Encontro permite aos reitores alinhar as estratégias e trabalhar de forma unificada em prol das universidades (Imagem da tela da reunião virtual)

A Reitora Ana Beatriz de Oliveira participou no início do mês (4/2) da 183ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que teve no centro do debate temas de fundamental importância e urgência, como o orçamento universitário e a continuidade do ensino remoto devido à pandemia.

“Esses encontros são fundamentais para alinharmos as estratégias e trabalhar de forma unificada, para nos mobilizarmos junto ao Ministério da Educação visando assegurar os investimentos e a qualidade de ensino, pesquisa e extensão nas universidades. Além disso, nos permitem conhecer projetos de sucesso de outras instituições, que podemos aplicar à nossa realidade”, avalia Oliveira.

A reunião abordou o orçamento das IFES, que será impactado pelos cortes definidos pelo Governo Federal na área da Educação, bem como a relevância da queda dos vetos presidenciais à Lei Complementar 177/21 (antes PLP 135/20, que proibia o bloqueio de gastos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FNDCT). Ficou definido que a Andifes fará trabalho junto ao Ministério da Educação e com parlamentares para pressionar, discutir e buscar formas de reverter o bloqueio.

Também foi apresentada a atualização do relatório “Proposta da Andifes para Biossegurança, Contingências, Meios Pedagógicos e Infraestruturas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, decorrentes da pandemia”, referente ao ensino remoto emergencial, que, por conta da extensão do período da pandemia, passa a ter um caráter mais duradouro, com atividades específicas para seu aprimoramento.

Com relação ao retorno a atividades presenciais, a Andifes criará um grupo de trabalho para, junto às IFES, sistematizar esse retorno de forma conjunta, quando a pandemia estiver controlada. A iniciativa vai ao encontro do plano de enfrentamento à pandemia da UFSCar, “Vencendo a Covid-19”, que iniciou suas atividades nas últimas semanas, com a posse da nova Administração Superior da Universidade.

Outro tema apresentado foi o projeto piloto chamado “Promover IFES” – um programa de mobilidade virtual em rede que visa possibilitar a mobilidade entre estudantes de graduação de todo o Brasil. A iniciativa foi realizada com sucesso entre as universidades federais de Goiás (UFG), Maranhão (UFMA), Sul da Bahia (UFSB) e Rio Grande (FURG) e, com a atuação da Andifes, deverá ser ampliada para outras instituições a partir de edital a ser aberto em breve.

Leave a Comment

Filed under Gestão, Sem categoria

Comments are closed.