O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, participou nos dias 27 e 28 de abril da LXVII Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), que aconteceu em Santiago, no Chile, com a participação de representantes das 31 universidades que integram a Associação, de seis países – Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. No evento, foi realizada a eleição dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da AUGM para o período de maio deste ano a maio de 2016, a serem ocupados pelo Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Alexandre Netto, e por Juan Manuel Zolezzi Cid, Reitor da Universidad de Santiago de Chile, respectivamente.

No dia 27, a programação teve a realização do fórum “Reformas Universitárias e novos desafios na região”, que contou com debates sobre esses desafios, sobre uma agenda de pesquisa para o desenvolvimento da região, sobre o papel do Estado em relação às suas universidades e sobre a relação entre qualidade e equidade. Na mesa “Desafios para a transformação da Educação Superior”, o Reitor da UFSCar foi um dos palestrantes e, em sua fala, apresentou como tarefas urgentes para a universidade latino-americana na atualidade a consolidação de estratégias para o atendimento às novas demandas que se colocam à instituição universitária neste início de século e o protagonismo em um processo de integração que favoreça o desenvolvimento social e econômico dos países da região e a ocupação de um lugar de destaque e liderança em um cenário marcado por intensas transformações geopolíticas. Nesse contexto, Araújo Filho propôs a reflexão sobre o modelo de universidade mais adequado e desejável e, para ilustrar como esse tema vem sendo tratado no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior brasileiro, apresentou brevemente a “Agenda de Desenvolvimento para as universidades federais brasileiras” construída pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Já no dia 28, além de um conjunto de deliberações e debates relacionados aos principais programas e iniciativas da AUGM, um destaque foi o processo de constituição do Espaço Latino-Americano de Educação Superior (Enlaces), cujas linhas de desenvolvimento estratégico foram recentemente definidas, em reunião na República Dominicana no mês de março. Dentre outros aspectos, foi abordada a possibilidade de criação de um fundo para o financiamento das ações a serem desenvolvidas no âmbito do Enlaces, bem como a estrutura de gestão e o sistema de governança do Espaço, que deverá contar com três conselhos, um Diretivo, um Executivo – cuja composição provisória tem a participação do Reitor da UFSCar – e um Acadêmico. Em breve deverá ser lançado um site para acompanhamento dos próximos passos do Enlaces (no endereço www.espacioenlaces.org).

Comentários desativados em Conselho de Reitores da AUGM discute integração latino-americana e desafios para a Educação Superior na região

Filed under Internacionalização