A 44ª Reunião Ordinária do Conselho de Pesquisa (CoPq) da UFSCar, realizada na última terça-feira (23/6), deu início às discussões sobre o novo Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP). A proposta do novo Regimento traz como principal mudança a ampliação da composição do Comitê, em virtude do grande volume de protocolos de pesquisa avaliados e da complexidade das áreas que abrangem. Os conselheiros deverão encaminhar à Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) sugestões para a proposta e o documento será apreciado novamente na próxima reunião do CoPq, marcada para agosto.

O Conselho discutiu também a proposta levada pela ProPq de promover um debate com toda a comunidade universitária sobre as metas para a pesquisa na UFSCar. Levando em consideração o momento dos 45 anos da Universidade, comemorados em 2015, refletiu-se sobre a oportunidade de discutir os rumos da pesquisa, a partir de um diagnóstico da história da UFSCar, bem como do momento atual. Para isso, pautou-se a necessidade de avaliar indicadores, sucessos e gargalos da pesquisa desenvolvida internamente, para que, coletivamente, a Universidade possa traçar planos de metas para os próximos anos. Nas próximas reuniões, o CoPq dará continuidade às discussões, com a responsabilidade de mapear temas relevantes para as diversas áreas do conhecimento.

As pautas e atas do CoPq podem ser acompanhadas na página da ProPq.

Comentários desativados em Conselho de Pesquisa inicia discussões sobre Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e sobre plano de metas para a pesquisa na Universidade

Filed under Conselhos, Pesquisa