Na 43ª Reunião Ordinária do Conselho de Pesquisa (CoPq) da UFSCar, realizada no dia 14 de abril, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) apresentou aos membros o Relatório Anual de Atividades relativo às atividades de pesquisa da Universidade em 2014. Dentre os destaques do Relatório está o crescimento de publicações científicas indexadas, bem como o número de citações, que também vem crescendo a cada ano. A posição da Universidade em rankings nacionais e internacionais de universidades também foi destacada pelos conselheiros, que ressaltaram o papel da pesquisa científica para a excelência das avaliações e, de outro lado, a importância de analisar o que essas avaliações representam para a Universidade. A criação de duas comissões no ano de 2014 foi evidenciada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo, que relatou os esforços empreendidos para gerir as diversas atividades que competem à ProPq. Nesse sentido, a Comissão que coordena as atividades do programa Jovens Talentos para a Ciência na UFSCar, que no momento conta com 154 bolsistas, e a Comissão de Integridade Ética na Pesquisa, apoiam a pesquisa em diferentes frentes.

A Comissão Interna de Biossegurança também foi apresentada aos conselheiros, e foi destacado seu papel educativo para a garantia do cumprimento da Lei de Biossegurança junto a laboratórios da Universidade que realizam pesquisas com organismos geneticamente modificados. Outro tópico abordado durante a reunião foi o recebimento de 540 resumos de estudantes da UFSCar para apresentação de pôsteres na Jornada Nacional de Iniciação Científica, que integra a programação da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na UFSCar.

O Relatório de Atividades de 2014 estará disponível nos próximos dias na página da ProPq, onde também é possível acompanhar o calendário de reuniões do CoPq.

Comentários desativados em Conselho de Pesquisa aprecia Relatório de Atividades de 2014 e destaca crescimento de publicações científicas da Universidade

Filed under Conselhos, Pesquisa