cons_inova

Diretora Executiva da Agência de Inovação e Vice-Reitor da UFSCar durante a reunião do Conselho de Inovação Tecnológica. (Crédito: Beatriz Maia / AECR-UFSCar)

No dia 26 de março, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar realizou sua reunião anual (4ª Reunião Ordinária), sob a presidência do Vice-Reitor da Universidade, Adilson de Oliveira. No encontro, a Diretora Executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, apresentou as principais atividades e projetos da Agência referentes ao ano de 2014. Além disso, a reunião contou com homenagem aos inventores da UFSCar, marcada pelo reconhecimento do trabalho de 35 docentes da Universidade que tiveram contribuição de destaque para o desenvolvimento dos softwares, patentes e cultivares registrados em 2014.

Durante a apresentação do Relatório de Atividades da Agência de Inovação, Torkomian destacou o depósito de 20 patentes desenvolvidas na UFSCar durante o ano, bem como os 31 comunicados de invenção feitos à Agência no período. Outro destaque foi o número de processos avaliados pela Comissão Especial de Propriedade Intelectual (Coepi) da Agência, que deliberou sobre a viabilidade técnica e econômica de 57 pedidos de proteção à propriedade intelectual. Desde 1999, a UFSCar acumula o depósito de 130 patentes, 16 programas de computador, 5 marcas e 21 cultivares.

Já o Vice-Reitor pontuou o Relatório como importante indicador de como a inovação vem sendo incorporada à Universidade, dada a missão da Agência de ajudar os pesquisadores a analisarem quando um resultado pode ser protegido. “Essa cultura da inovação que estamos desenvolvendo é fundamental. O Relatório demonstra os esforços que a Universidade e os pesquisadores têm feito nessa direção, e, por isso, parabenizo a todos. É um passo importante que estamos dando para contribuir cada vez mais com o País”, comentou Oliveira.

O Conselho conheceu também as propostas para a SBPC Inovação, programação especial que está sendo elaborada para a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na UFSCar de 12 a 18 de julho. As atividades programadas contemplam cursos sobre proteção e transferência de tecnologia, ações voltadas à promoção do empreendedorismo, exposição de inovações e discussões sobre oferta e demanda tecnológica, dentre outros temas. “A intenção é que a inovação seja um pano de fundo importante e transversal durante todo o evento”, explicou Torkomian.

Mais informações sobre a Agência de Inovação da UFSCar, patentes, invenções e propriedade intelectual estão disponíveis no site da Agência.

Comentários desativados em Conselho de Inovação homenageia inventores da UFSCar e aprecia Relatório de Atividades

Filed under Conselhos