A 68ª Reunião do Conselho de Extensão (CoEx) da UFSCar, realizada no último dia 16, aprovou os editais de apoio a atividades de extensão para o segundo semestre deste ano, que abrangem o apoio a Eventos, Aciepes (Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) e Cursos de Especialização. Os editais aprovados trazem mudanças importantes na forma de avaliação das propostas, motivadas pelas reflexões e debates realizados na reunião de fevereiro do Conselho, que apontou a necessidade de aprimorar a qualidade dos pareceres produzidos no processo de avaliação.

A partir desse debate, a Câmara de Atividades de Extensão, que assessora o CoEx em questões técnicas, sugeriu a inclusão de quadros de pontuação nos novos editais, que deverão ser obrigatoriamente preenchidos pelos pareceristas. Dessa forma, o proponente pode entender com mais clareza a nota atribuída ao projeto submetido, e o parecerista é estimulado a realizar análises mais detalhadas. A mudança, aprovada pelos conselheiros, resultou em alteração no ProExWeb, sistema informatizado de gestão das atividades de extensão da UFSCar, para incluir o quadro de pontuações.

Outra alteração no ProExWeb aprovada na reunião foi o bloqueio do envio de propostas vinculadas aos editais por proponentes que estejam devendo relatórios de atividades realizadas anteriormente. O proponente será avisado pelo sistema sobre o relatório a ser concluído e poderá submeter sua proposta assim que realizar o envio. A mudança visa otimizar o processo de análise de propostas, já que, muitas vezes, elas chegavam à etapa final e não podiam ser aprovadas em razão da falta de relatórios anteriores, como está previsto nos editais.

O apoio às Aciepes também sofreu alterações pontuais, a fim de aperfeiçoar a organização das atividades. Conforme dispõe o edital para o segundo semestre de 2015, todas as propostas de Aciepes devem estar vinculadas ao edital, mesmo que não recebam aporte de recursos, e devem também estar vinculadas a um departamento da Universidade.

Durante a reunião, os conselheiros voltaram a refletir sobre a avaliação das propostas e os processos de tramitação, registrando as melhorias já promovidas e os tópicos que precisam ser constantemente debatidos, para garantir o aprimoramento permanente da qualidade das propostas e, consequentemente, da extensão como um todo na Universidade. Eles também foram informados sobre o número de propostas submetidas aos editais do Programa de Extensão Universitária (ProExt) e de Projetos Temáticos de Extensão, encerrados no último dia 15. A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) recebeu, respectivamente, 26 e 30 propostas para cada um dos editais, e já deu início aos processos de análise.

Os editais de apoio às atividades de extensão de Eventos, Aciepes e Cursos de Especialização para o segundo semestre de 2015 já estão abertos e estão disponíveis no site da ProEx. Na página, também é possível acompanhar o calendário de reuniões do CoEx, bem como as pautas e atas das reuniões.

Comentários desativados em Conselho de Extensão aprova editais de apoio a atividades de extensão para o segundo semestre de 2015, com mudanças na forma de avaliação das propostas

Filed under Conselhos, Extensão