O Conselho de Curadores da UFSCar realizou sua reunião anual na manhã da última segunda-feira (17/3), com a presença do Reitor da Universidade, Targino de Araújo Filho; do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira; do Pró-Reitor de Administração, Néocles Alves Pereira; e da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, Luzia Sigoli Fernandes Costa.

Reitor apresentou aos conselheiros as atividades realizadas e destacou que, apesar das contratações, a carência de servidores técnico-administrativos ainda é uma realidade (Foto: Melina Simardel Dantas - CCS/UFSCar)

O Reitor apresentou os relatórios de prestação de contas e de atividades referentes ao exercício de 2013. O Presidente do Conselho, William Saad Hossne, questionou a carência de servidores técnico-administrativos na UFSCar, tema de destaque nas reuniões de 2012 e 2013. Araújo Filho relatou as novas contratações e destacou o apoio do Conselho de Curadores nos anos anteriores. “No ano passado, conseguimos 22 vagas para servidores técnico-administrativos e, neste ano, já temos mais 55, além da promessa da liberação de mais vagas. A carência é reconhecida pelo Ministério da Educação, e continuamos pressionando o Governo. Com certeza o apoio do Conselho de Curadores nos ajudou nessa negociação com o MEC. Com essas vagas, conseguimos minimizar as questões mais graves, mas ainda estamos longe de uma situação confortável.”

Interdisciplinaridade

A implantação do Campus Lagoa do Sino recebeu atenção especial do Conselho. O Reitor apresentou os dados preliminares de servidores contratados e estudantes de graduação matriculados. A partir dessa introdução, o Presidente do Conselho observou a importância de pensar em projetos para o futuro da Universidade. “Mais do que vir aqui para analisar as contas da Universidade, é fundamental que o Conselho de Curadores cumpra um papel de discutir e apoiar os projetos da UFSCar. Esta é uma Universidade de vanguarda, que tem o pioneirismo como uma de suas características mais marcantes. Como as outras universidades, vocês também têm o desafio de fugir da acomodação, com a vantagem de terem isso em seu DNA”, avaliou Hossne. “Sugiro que nas próximas discussões sobre a expansão da Educação Superior, a UFSCar lidere o debate sobre a interdisciplinaridade. Vivemos um momento de grande valorização da superespecialização, e precisamos gastar energia pensando a interdisciplinaridade de fato. Os estudantes devem ter a oportunidade de aprofundar o conhecimento específico de suas respectivas áreas e, ao mesmo tempo, ter acesso às outras áreas. É bastante complexo implantar essa ideia na graduação, exige planejamento, e a mudança demora a ser notada. Mas está na hora de fazer essa discussão, e a UFSCar tem tudo para ser ponta de lança. O papel da Universidade é enfrentar desafios, ela não pode nunca deixar de ser crítica, principalmente de si mesma”, complementou.

Conselho de Curadores

O Conselho de Curadores é um órgão de natureza fiscal, constituído por seis membros efetivos e três suplentes, nomeados pelo Ministério da Educação. Atualmente, compõem o Conselho os professores William Saad Hossne, Cláudio Benedito Gomide de Souza, Oswaldo Luiz Alves, José Octávio Armani Paschoal, Nobuko Kawashita, Walter Abrahão Nimir, Nivaldo Nale, Jurandyr Povinelli e Paulo Marcos Eduardo Reali Fernandes Nunes. Ao Conselho de Curadores compete analisar e emitir parecer sobre a Tomada de Contas elaborada anualmente pela Universidade, encaminhando-a aos órgãos competentes, bem como tomar conhecimento de todas as atividades desenvolvidas na UFSCar.

Comentários desativados em Conselho de Curadores aprova prestação de contas da UFSCar relativa ao exercício de 2013

Filed under Conselhos, Gestão