logo_ouvidoriaEm sua 29ª Reunião Ordinária, que aconteceu no dia 10 de abril, o Conselho de Administração da UFSCar (CoAd) apreciou e aprovou o relatório da Ouvidoria da Universidade, referente às atividades desenvolvidas em 2014. Em sua apresentação, a Ouvidora Geral da Universidade, Silvana Perseguino, resgatou o histórico da Ouvidoria – implantada em dezembro de 2011 – e ressaltou o fato de a unidade ainda estar em fase de consolidação, destacando como aspectos positivos, nesse contexto, a ampliação da visibilidade da Ouvidoria ao longo do ano de 2014 e o índice de 91% de respostas consideradas conclusivas às manifestações encaminhadas à unidade ao longo do ano.

Outro aspecto apresentado ao Conselho foi o avanço no processo de consolidação representado pela adoção recente, pela Ouvidoria, do e-Ouv, sistema informatizado de registro e acompanhamento de manifestações desenvolvido pela Ouvidoria-Geral da União para atendimento às diferentes ouvidorias vinculadas ao Poder Executivo Federal. A utilização do e-Ouv é simples e oferece várias vantagens, relacionadas principalmente à segurança dos dados, à possibilidade de acompanhamento do atendimento às manifestações e, também, de elaboração de relatórios relacionados ao trabalho da Ouvidoria. No site da Ouvidoria está disponível um passo a passo que ensina a utilizar o novo sistema.

Por fim, tanto a Ouvidora Geral quanto o Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, que presidiu a reunião do CoAd, aproveitaram a oportunidade para reconhecer e agradecer o trabalho de Eveli Mhirdaui Sanches junto à Ouvidoria. Sanches, que é servidora aposentada da UFSCar, atuou no apoio técnico ao trabalho da Ouvidoria desde o momento de sua implantação e, por motivos particulares, teve de se afastar da unidade recentemente. Ao mencionarem o trabalho realizado pela servidora, tanto a Ouvidora Geral quanto o Vice-Reitor destacaram, muito especialmente, a relevância do profundo conhecimento da Universidade acumulado por Sanches ao longo de sua trajetória na Instituição.

Estatísticas

No relatório aprovado pelo CoAd, os dados apresentados mostram que, em relação ao ano de 2013, houve um aumento de mais de 50% na procura pela Ouvidoria, com as manifestações passando de 671 para 1.042, o que evidencia a ampliação do conhecimento, pelas comunidades interna e externa, sobre o papel da unidade. Destas 1.042 manifestações, a grande maioria foi de solicitações de esclarecimentos e/ou informações (706), sendo que, destas, 578 foram enviadas por pessoas externas à comunidade universitária. Outras solicitações referiram-se a reclamações (232) ou denúncias (76), dentre outras categorias. Outro dado relevante, como já mencionado anteriormente, é o índice de 91% das manifestações respondidas de modo considerado conclusivo, o que, como registrado no relatório, demonstra a busca da Ouvidoria por um atendimento de excelência ao cidadão. Além dos dados estatísticos, o relatório também registra as atividades realizadas pela Ouvidoria visando ampliar a divulgação de sua existência e de suas funções, bem como participações em oportunidades de capacitação na área e em fóruns de discussão que reuniram outras ouvidorias do País. A íntegra do documento pode ser conferida no site da Ouvidoria da UFSCar.

Comentários desativados em Conselho de Administração aprova relatório da Ouvidoria referente às atividades desenvolvidas em 2014

Filed under Acesso à informação, Conselhos