Conferência nos EUA evidenciou a importância da articulação entre as áreas de Educação e negócios, relata Reitor da UFSCar

Ao retornar da viagem aos Estados Unidos como integrante da comitiva da Presidenta Dilma Roussef, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, destacou que um dos principais resultados da conferência “Brasil-EUA: Parceria para o século XXI” foi a compreensão da importância de aproximar e articular os setores da Educação e de negócios na promoção da cooperação entre os dois países e, de modo mais geral, do desenvolvimento do País. “Embora a Conferência estivesse estruturada em dois focos aparentemente distintos, ao longo do evento ficou claro o papel da Educação e da Ciência e Tecnologia no avanço do setor de negócios. Além disso, a Educação aparece também como elemento central na promoção da cooperação e da solidariedade entre os povos”, afirmou o dirigente. “Considerei muito significativa a fala da Presidenta Dilma, no encerramento da Conferência, sobre sua compreensão de que as maiores beneficiadas pelos intercâmbios promovidos pelo programa Ciência sem Fronteiras não serão as grandes empresas, que dispõem de recursos próprios para capacitação de seus quadros. Quem mais ganhará serão as pequenas e médias empresas, ao poderem contar com os jovens que estão se formando nas melhores instituições do mundo na promoção de saltos tecnológicos fundamentais ao sucesso desses empreendimentos”, complementou Araújo Filho.

Reitores com a Presidenta Dilma Roussef e o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no encerramento do Seminário (Foto: Roberto Stuckert Filho - Presidência da República)

O Reitor também destacou a relevância conferida ao Brasil no cenário internacional atualmente, relatando, por exemplo, que a Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, afirmou em sua fala de abertura da Conferência que os EUA estão, no momento, estruturando programa de envio de estudantes norte-americanos para o Brasil. “O Ciência sem Fronteiras foi um dos destaques do evento e a visita da Presidenta aos EUA certamente fortalecerá ainda mais o investimento no encaminhamento de estudantes e pesquisadores brasileiros àquele país. No entanto, ficou muito clara também a contribuição que o Brasil pode oferecer a outros países em várias áreas do conhecimento.”
Além do Reitor da UFSCar, que preside a Comissão de Relações Internacionais da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), integraram a comitiva da missão aos EUA outros cinco reitores de universidades federais, integrantes da Diretoria da Andifes. Também acompanharam a Presidenta os ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além dos presidentes da Capes, CNPq e INEP. Durante a viagem, foram assinados 14 acordos entre o governo brasileiro e instituições de ensino e pesquisa norte-americanas, todos eles relacionados ao incremento das intercâmbios de estudantes e docentes no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.

Comentários desativados em Conferência nos EUA evidenciou a importância da articulação entre as áreas de Educação e negócios, relata Reitor da UFSCar

Filed under Internacionalização

Comments are closed.