No último dia 29, uma comitiva de gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) esteve na UFSCar para participar de mais uma etapa das tratativas que devem resultar, até o final deste ano, na assinatura de acordo de cooperação entre as duas instituições. Esse diálogo foi iniciado em maio deste ano, quando o Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, esteve na sede do Serviço em São Paulo com o objetivo específico de convidar suas escolas à participação na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Dois outros encontros se seguiram a esse contato inicial, no qual foram identificados interesses comuns de aproximação. Em junho, uma comitiva do Senai já havia estado na UFSCar para tratar especificamente do assunto e, no início de setembro, representantes da Universidade visitaram a Escola “Mario Amato” do Senai, em São Bernardo do Campo.

Para esse evento mais recente, foram convidados chefes de departamentos e coordenadores de pós-graduação de áreas em relação às quais o Senai já havia indicado demandas de cooperação. Assim, participaram do encontro mais de 20 gestores e/ou pesquisadores das áreas de Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Educação Física, Química e Engenharia Química. Também estiveram presentes o Vice-Reitor da Universidade; a Pró-Reitora e o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo e Ronaldo Censi Faria; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Débora Cristina Morato Pinto; e a Diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian. “A participação no encontro indicou um grande interesse dos pesquisadores da UFSCar nessa parceria. Já estamos em contato também com pesquisadores das áreas de Física, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, e em fase de finalização de um acordo de cooperação amplo que deverá ser um ‘guarda-chuva’ para acordos mais específicos, bem como um estímulo à identificação de novas possibilidades de cooperação”, relata o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa.

Inovação

Além das possibilidades de cooperação já delineadas anteriormente – relacionadas, principalmente, a oportunidades de colaboração em pesquisa, pós-graduação e, também, de oferta de estágios para estudantes de graduação –, o último encontro entre as duas instituições enfatizou também a área da inovação. “Os representantes do Senai demonstraram grande interesse tanto na concretização do potencial de inovação que as tecnologias já patenteadas pela UFSCar representam, quanto no estabelecimento de novos projetos de pesquisa que possam resultar em inovação”, afirma a Diretora da Agência de Inovação. Além disso, acompanharam a comitiva do Senai representantes da Embaixada da França no Brasil que, em encontro com a Agência de Inovação, apresentaram proposta de construção de uma plataforma que coloque em interação universidades brasileiras e indústrias francesas. Foram convidadas para participação no projeto, além da UFSCar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Essa aproximação aconteceu por um reconhecimento da atividade dos pesquisadores da UFSCar relacionada à inovação tecnológica. Este foi um primeiro encontro prospectivo, que poderá subsidiar o estabelecimento de um acordo formal no futuro”, conta Torkomian.

Interessados em obter mais informações sobre os esforços de aproximação entre a UFSCar e o Senai podem entrar em contato com a Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa pelo e-mail propq-adj@ufscar.br.

Comentários desativados em Comitiva do Senai visita a UFSCar para definição de acordo de cooperação envolvendo pós-graduação, pesquisa e inovação

Filed under Inovar, Pesquisa, Pós-graduação