Comitê Gestor da Pandemia altera pré-requisito para o retorno presencial dos estágios obrigatórios na área de saúde

Logo Vencendo a Covid-19

Comitê alterou a exigência referente à vacinação (Arte: Edgar Fabrício/CCS-UFSCar)

A UFSCar, através de decisão do Comitê Gestor da Pandemia (CGP), alterou a exigência referente à vacinação, estipulada pela Portaria GR nº 4862/2021 (confira aqui), que determina as regras e orientações para o retorno presencial dos estágios obrigatórios de cursos da área da Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Gerontologia, Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional).

Conforme deliberação do CGP, em reunião realizada na última quarta-feira (17/2), a atualização do critério (item 6 na Portaria) referente à imunização determina que todos os estudantes, técnicos-administrativos, docentes e demais participantes das atividades terão de se vacinar contra a Covid-19 seguindo a escala ou determinação dos planos locais de vacinação divulgados pelas secretarias municipais de Saúde.

A mudança levou em consideração as limitações operacionais de acesso e distribuição da vacina contra a Covid-19 no País e, consequentemente, nos locais onde estão instalados os campi da Universidade. Todos os demais itens da Portaria GR nº 4862/2021 estão mantidos sem alterações.

É importante ressaltar que o retorno presencial dos estágios tem como objetivo apoiar a rede de Saúde em São Carlos no atendimento à demanda reprimida por assistência e, também, de vigilância em Saúde, contribuindo para o controle da pandemia e a formação dos estudantes.