CoGePe cria Grupo de Trabalho para discutir Política de Cotas em concursos públicos para docentes

Jeanne Liliane Marlene Michel, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, conduziu a reunião

Tendo em vista a urgente necessidade de viabilizar o cumprimento da legislação vigente pela UFSCar, o Conselho de Gestão de Pessoas (CoGePe) criou um Grupo de Trabalho com os representantes docentes, diretores dos Centros Acadêmicos e um convidado do Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri (ADUFSCar) para estudar propostas de uma Política de Inserção de Cotas nos concursos públicos para docentes, que ocorrerão em blocos a partir do segundo semestre de 2022.

A ideia é que este GT faça a “reflexão e a proposição de uma política institucional que reflita a posição e os anseios da comunidade, para além do simples cumprimento da legislação”, observou o conselheiro Daniel Vendrúsculo, representante dos Professores Associados.

Este Grupo de Trabalho vai discutir também os critérios para definir quais vagas serão disponibilizadas em cada bloco de concursos. “Temos várias vagas para suprir. Precisamos de critérios e regras transparentes para definir a precedência das vagas, já que os processos devem sair em blocos de 15 cargos por vez. Podemos realizar as provas durante o período de vedação eleitoral, mas a nomeação para repor as vagas, que são muito necessárias para a Universidade, só acontecerá após as eleições”, explicou Jeanne Liliane Marlene Michel, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas.

O primeiro bloco de concursos começará a ser planejado a partir do final deste mês. Os Editais devem ser publicados em setembro ou outubro, com um cronograma de execução para finalizar todas as etapas até o final do ano. A primeira reunião do novo Grupo de Trabalho já está sendo agendada, para início imediato, pois a definição dos critérios para a composição dos blocos de vagas é urgente, justamente para viabilizar a elaboração dos editais específicos para cada vaga, que comporão o edital guarda-chuva do primeiro bloco.

Leave a Comment

Filed under Conselhos, Gestão de pessoas

Comments are closed.