CoG: Reuniões do Conselho avançam na reformulação do Regimento Geral dos Cursos de Graduação

As duas últimas reuniões do Conselho de Graduação (CoG) da UFSCar, realizadas nos dias 6 e 27 de julho, avançaram no processo de reformulação do Regimento Geral dos Cursos de Graduação.

Os conselheiros apreciaram o capítulo do documento referente à realização de exercícios domiciliares, alterando a redação original frente à legislação federal sobre o tema. Os capítulos que abordam a conclusão de curso e a colação de grau também foram discutidos, observando os prazos já praticados pela Instituição e prevendo, a partir da vigência do Regimento, a necessidade de integralização do currículo para a colação de grau, ou seja, o estudante estará apto a colar grau a partir do momento em que cumprir todas as disciplinas previstas no projeto pedagógico de seu curso. Os conselheiros deliberaram também sobre a opção entre ênfase, habilitação ou linha de formação nos cursos que as possuem, concordando em permitir a mudança de opção dentro dos prazos do calendário acadêmico. A revalidação de diplomas também esteve na pauta das reuniões, quando se refletiu sobre o processo de deferimento ou indeferimento dos pedidos de reconhecimento e sobre quais instâncias são responsáveis pelas decisões, com concordância em relação à manutenção das coordenações de curso nesse papel.

As discussões foram pautadas pelas experiências com os recursos recebidos pela Câmara Assessora do Conselho, com o objetivo de redigir normas claras que minimizem entendimentos equivocados e, ao mesmo tempo, possibilitem o acolhimento de casos especiais que não podem ser previstos pelo Regimento. A próxima reunião do CoG, que dará continuidade ao processo de reformulação do Regimento, será na próxima segunda-feira, dia 17, às 14 horas, no Anfiteatro da Reitoria.

Comentários desativados em CoG: Reuniões do Conselho avançam na reformulação do Regimento Geral dos Cursos de Graduação

Filed under Conselhos, Graduação

Comments are closed.