CoG: Reunião do Conselho avança na elaboração do Regimento Geral dos Cursos de Graduação

A 48ª Reunião Ordinária do Conselho de Graduação (CoG) da UFSCar, realizada no dia 9/3, apreciou o tópico “Dos estágios obrigatórios” do Regimento Geral dos Cursos de Graduação.

A compreensão do Conselho é que o Regimento deve ter definições amplas sobre os estágios, para que os projetos pedagógicos dos cursos de graduação possam compreender as especificidades de cada curso. Isto porque há grandes diferenças nas formas de realização do estágio entre os cursos de bacharelado e licenciatura e, também, entre as diferentes áreas de conhecimento.

Foi levantada a preocupação em garantir que o estágio seja uma atividade de aprendizado, de grande importância na formação profissional do estudante. Para tanto, discutiu-se que os projetos pedagógicos devem conter orientações e regras que definam a atividade, em conformidade com a legislação vigente. Outra preocupação ressaltada pelo CoG foi com os estágios em outros países, que ainda não possuem regras bem delineadas para o seu reconhecimento enquanto atividade curricular, o que deve ser equacionado no Regimento.

O Regimento dos Cursos de Graduação da UFSCar passa pelo processo de reformulação desde maio de 2014. A cada reunião, o CoG analisa tópicos do documento original, propondo inclusões, exclusões ou nova redação. Após os debates em reunião, os membros do Conselho utilizam o ambiente virtual Moodle para detalhar a redação desses tópicos, para aprovação em reunião posterior.

A expectativa é que o Regimento seja concluído neste primeiro semestre de 2015. A próxima reunião do CoG está agendada para o dia 13 de abril.

Comentários desativados em CoG: Reunião do Conselho avança na elaboração do Regimento Geral dos Cursos de Graduação

Filed under Graduação

Comments are closed.