A segunda sessão da 56ª Reunião Ordinária do Conselho de Graduação (CoG), realizada na última segunda-feira (16/11), deu início às discussões sobre a Calourada de 2016, evento de recepção dos estudantes ingressantes nos cursos de graduação. Foram apresentados os relatos da primeira reunião realizada pela comissão formada pelo CoG no final do mês passado para discutir o tema e propostos encaminhamentos para as próximas discussões. A comissão sugeriu que a recepção seja organizada em dois dias na primeira semana do semestre letivo para promover eventos de integração dos novos estudantes, e atividades ao longo do primeiro semestre para apresentar o funcionamento da UFSCar. Os conselheiros valorizaram a importância de realizar atividades ao longo do semestre e chamaram atenção para a importância do planejamento da recepção que acontece antes das atividades letivas, quando os novos estudantes realizam a primeira matrícula na Universidade. Foram ressaltados os papéis das coordenações de curso na promoção do acolhimento dos estudantes e na apresentação de informações importantes sobre as atividades acadêmicas. Discutiu-se também formas de coibir os trotes e violências físicas ou simbólicas, assunto que voltará a ser debatido nas próximas reuniões.

As últimas pautas e relatos das reuniões do CoG podem ser consultados aqui no Blog da Reitoria.

Comentários desativados em CoG: Conselho inicia discussões sobre recepção de novos estudantes para o próximo ano

Filed under Conselhos, Graduação