Reunião Extraordinária do Conselho de Graduação (CoG) da UFSCar, realizada na última segunda-feira (28/9), encerrou a primeira fase de deliberações sobre a redação do Regimento Geral dos Cursos de Graduação. Foram retomados os tópicos nos quais havia dúvidas nas definições, dentre eles as competências das coordenações de curso. Deliberou-se pela atribuição da recepção dos novos estudantes às coordenações, observando a importância de organizar esse acolhimento. Definiu-se também a garantia da representação das categorias estudante, servidor técnico-administrativo e docente na composição dos conselhos de curso.

Dentre as deliberações, destacou-se também a definição do uso do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) apenas como critério de desempate na inscrição em disciplinas, recomendando-se o uso de média ponderada para outros fins acadêmicos. Por fim, no capítulo referente ao turno de funcionamento dos cursos, os conselheiros acordaram a possibilidade do estudante se inscrever em disciplina obrigatória fora do turno de seu curso, bem como a obrigação dos departamentos de oferecer disciplinas obrigatórias no turno de funcionamento do curso.

O CoG também recebeu o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, que comunicou o lançamento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), que substituirá o ProGradWeb a partir de 9 de novembro. Os detalhes sobre o novo sistema podem ser acompanhados no texto publicado aqui no Blog da Reitoria.

Regimento
O Regimento Geral dos Cursos de Graduação está sendo elaborado com base no conjunto de normas já existentes que regem as atividades de graduação. Para isso, foi constituído um grupo de trabalho com membros da equipe da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), que redigiu uma versão preliminar, abarcando as normas existentes e sugerindo pontos a serem debatidos. Em fevereiro de 2014, a versão preliminar foi disponibilizada no ambiente virtual Moodle, para que os membros do CoG pudessem ter acesso ao documento e incluir contribuições. Dessa forma, o documento discutido durante as reuniões do Conselho já contemplava as sugestões do grupo de trabalho e dos conselheiros, sendo apresentado para novas reflexões e deliberações.

Encerrada esta etapa de discussão e deliberação sobre o Regimento, o documento será encaminhado à Procuradoria Federal junto à UFSCar, que fará a análise de questões jurídicas e emitirá parecer. O Regimento voltará então ao CoG e, após a nova apreciação, será submetido ao Conselho Universitário, que, por sua vez, fará a deliberação final.

As últimas pautas e relatos das reuniões do CoG podem ser acompanhados aqui no Blog da Reitoria.

Comentários desativados em CoG: Conselho encerra primeira redação do Regimento Geral dos Cursos de Graduação

Filed under Conselhos, Graduação