CoG: Conselho avança na discussão do Regimento Geral dos Cursos de Graduação

A Reunião Extraordinária do Conselho de Graduação (CoG) da UFSCar, realizada na última segunda-feira (27/4), continuou a apreciar a reformulação do Regimento Geral dos Cursos de Graduação da Universidade. Os conselheiros debateram as normas que regem os convênios de intercâmbio e mobilidade acadêmica para os estudantes de graduação, destacando a importância da internacionalização e, também, de estabelecer regras para as atividades sem limitar as potencialidades de mobilidade. A designação de docentes tutores para acompanhar os estudantes desde a escolha das oportunidades, passando pelo desenvolvimento de atividades nas universidades estrangeiras até o regresso à UFSCar, foi pautada na reunião, e o tema continuará a ser debatido em reuniões futuras. Iniciou-se também a apreciação dos procedimentos de alteração curricular previstos no Regimento.

A Pró-Reitora de Graduação, Claudia Raimundo Reyes, explica que o processo de revisão do Regimento é inerentemente longo, uma vez que fomenta reflexões sobre as atividades de graduação na Universidade e, também, visa construir um documento durável. “O Regimento que está sendo elaborado pelo CoG já atende as mudanças previstas pelo Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014, como, por exemplo, os 10% dos créditos cursados em atividades de extensão. Além disso, é uma oportunidade para que os conselheiros conheçam profundamente o funcionamento da Universidade e reflitam sobre questões fundamentais. É um processo que leva tempo, e estamos promovendo discussões bastante ricas tanto no ambiente virtual como nas reuniões presenciais, bem como ajustando as formas de trabalharmos tantas questões”, avalia Reyes.

O Regimento está sendo elaborado com base no conjunto de normas já existentes que regem as atividades de graduação. Para isso, foi constituído um grupo de trabalho com membros da equipe da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), que redigiu uma versão preliminar, abarcando as normas existentes e sugerindo pontos a serem debatidos. Em fevereiro de 2014, a versão preliminar foi disponibilizada no ambiente virtual Moodle, para que os membros do CoG pudessem ter acesso ao documento e incluir contribuições. Dessa forma, o documento discutido durante as reuniões do Conselho já contempla as sugestões do grupo de trabalho e dos conselheiros, para novas reflexões e deliberações.

Ao final desse processo, que deve se encerrar em julho deste ano, o documento será enviado à Procuradoria Federal junto à UFSCar, que fará a análise das questões jurídicas e emitirá parecer. O Regimento voltará então ao CoG e, após a nova apreciação, será submetido ao Conselho Universitário, que, por sua vez, fará a deliberação final. A expectativa é de que todo o processo se encerre no início do próximo ano.

Comentários desativados em CoG: Conselho avança na discussão do Regimento Geral dos Cursos de Graduação

Filed under Conselhos, Graduação