CoEx: Conselho segue apreciando o Regimento Geral da Extensão e avalia plano anual de extensão para os departamentos da Universidade

Reunião extraordinária do Conselho de Extensão (CoEx) da UFSCar realizada na última quinta-feira (1/10) deu continuidade ao processo de apreciação do Regimento Geral da Extensão. Esta foi a terceira reunião realizada para apreciar a proposta, elaborada pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) em diálogo com a Procuradoria Federal junto à UFSCar e a Fundação de Apoio Institucional (FAI).

Na reunião, os conselheiros debateram os capítulos IV e V do documento, que tratam das atribuições dos órgãos universitários e de procedimentos. A discussão foi pautada pela reflexão sobre a importância de elaborar planos anuais de extensão nos departamentos acadêmicos da Universidade. O tema fomentou a discussão sobre a estruturação da política de extensão da Universidade, marcada pelo entendimento de que formalizar debates nos departamentos sobre as atividades de extensão fortalece o debate institucional. Dessa forma, o Conselho valorizou o estabelecimento de diretrizes para a extensão nos departamentos, como uma espécie de plano estratégico que estruture as atividades coordenadas pelos servidores daquela unidade ou que tenham sua colaboração, no caso de envolverem mais de um departamento.

O debate também abordou a necessidade de constar nas propostas de programas de extensão planilha orçamentária com estimativa de recursos financeiros a serem aplicados nos projetos. Os desafios de prever recursos para os programas, uma vez que estes abrangem uma série de atividades que geralmente passam por diversas alterações ao longo do ano, foram destaques na discussão. Acordou-se em manter na redação do documento a exigência da planilha, compreendendo a necessidade desta para a prestação de contas gerenciada pela FAI, bem como a flexibilidade da previsão, que poderá sofrer alterações conforme necessário.

A apreciação da proposta de regimento terá continuidade na próxima quinta-feira (15/10), em reunião do CoEx que acontece às 14 horas, no Anfiteatro da Reitoria. As atividades do CoEx podem ser acompanhadas no site da Pró-Reitoria de Extensão. As pautas e relatos das últimas reuniões do Conselho também podem ser acompanhadas no Blog da Reitoria.