A 80ª Reunião Ordinária do Conselho de Extensão (CoEx) da UFSCar, realizada em 16 de junho, aprovou os resultados dos editais ProEx para o segundo semestre deste ano. Foram aprovadas 13 propostas de cursos de especialização e 33 Aciepes (Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), envolvendo 24 estudantes bolsistas e recursos da ordem de 25 mil Reais.

Durante a reunião, foi destacado o sucesso da nova forma de tramitação, na qual todas as propostas submetidas foram automaticamente encaminhadas para análise da Pró-Reitoria de Extensão imediatamente após a sua aprovação pelo setor de origem, paralelamente ao seguimento de sua tramitação nos demais setores envolvidos, conforme aprovado na reunião de 25 de abril do CoEx.

Eventos científicos

Com a aprovação do Regimento Geral da Extensão, o Conselho refletiu também sobre normativas complementares ao documento. Uma delas refere-se ao 11º artigo do Capítulo II do Regimento, que trata de vagas gratuitas para um percentual de estudantes de graduação em eventos científicos e atribui ao CoEx a aprovação prévia desse percentual.

Conselheiras e conselheiros destacaram diferentes preocupações com especificidades de eventos científicos e construíram uma proposta a fim de não inviabilizá-los. Neste sentido, foi lembrada também a importância da Universidade sediar eventos científicos, e fomentar a participação de estudantes de graduação, garantindo os princípios da universidade pública. O CoEx optou, então, por constituir uma comissão responsável pela análise de cada caso, observando os critérios debatidos na Reunião. Desta forma, as propostas de eventos científicos realizados na UFSCar que desejarem limitar a gratuidade para estudantes de graduação deverão apresentar à comissão um plano de isenção com justificativas.

Planilhas orçamentárias

O Conselho debateu também a minuta de resolução de modelo de planilha orçamentária prevista no Regimento. O modelo de planilha vinha sendo discutido por comissão formada no âmbito do CoEx, que apresentou seus primeiros resultados também na reunião de 25 de abril. As planilhas atendem ao disposto no Capítulo V do Regimento, que dispõe que “propostas de projetos ou atividades de extensão, vinculadas ou não a programas de extensão, com recursos externos a serem gerenciados pela fundação de apoio, devem ser instruídas com uma planilha orçamentária na qual serão estimadas as receitas e fixadas as despesas a serem realizadas”. O documento aprovado unificou as planilhas utilizadas pela ProEx e pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI/UFSCar), e foi construído a partir do diálogo entre as equipes das duas unidades.

As pautas, atas e deliberações do CoEx podem ser acompanhadas no site da ProEx.

Comentários desativados em CoEx: Conselho aprova resultados de editais de Aciepes e cursos de especialização para o segundo semestre

Filed under Conselhos, Extensão