CoEx: Conselho aprova editais de Aciepes e cursos de especialização para o segundo semestre, com novidades em relação a edições anteriores

No dia 14 de abril, o Conselho de Extensão (CoEx) da UFSCar realizou sua 78ª Reunião Ordinária, que aprovou os editais de cursos de especialização e de Aciepes (Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) para o segundo semestre deste ano.

Neste edital de Aciepes, a forma de tramitação das propostas foi alterada experimentalmente, visando solucionar problemas relacionados à inabilitação por atraso na tramitação nos setores envolvidos. Neste novo processo, todas as propostas serão automaticamente encaminhadas para análise da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) imediatamente após a sua aprovação pelo setor de origem, paralelamente ao seguimento de sua tramitação nos demais setores envolvidos. Ao ser aprovada pelo CoEx, serão excluídos automaticamente todos os setores, e respectivos conjuntos de servidores, que não tenham ainda registrado sua aprovação no sistema.

Já no edital de apoio aos cursos de especialização, a novidade fica por conta da possibilidade de início do curso no primeiro semestre de 2017. A possibilidade foi incluída nesta oferta também em atendimento às demandas da comunidade universitária, visando oferecer mais tempo para que se possa organizar a oferta dos cursos e receber inscrições de estudantes.

As propostas de Aciepes devem ser submetidas no sistema ProExWeb até 29 de abril, e as de Cursos de Especialização até 6 de maio, e passarão pela deliberação do CoEx na reunião de 16 de junho. Outras informações podem ser conferidas nos documentos dos editais, disponíveis no site da ProEx.

Bolsas

O Conselho foi apresentado também aos primeiros resultados da comissão para a revisão da planilha de cálculo de orçamento e da tabela de bolsas, criada na última reunião. A comissão apresentou os principais pontos nos quais se baseou para rever os documentos, e recebeu sugestões do Conselho.
A tabela de bolsas de extensão está sendo organizada em sete faixas, com critérios descritos e maior flexibilidade para a coordenação dos projetos de extensão aplicar os valores. Já a nova planilha orçamentária deverá unificar os dois modelos já existentes, e está sendo elaborada pela comissão em constante diálogo com a Fundação de Apoio Institucional (FAI) da UFSCar. A comissão apresentou, também, o cronograma das próximas reuniões, e comprometeu-se a compartilhar com o CoEx as etapas intermediárias de desenvolvimento dos documentos.

O CoEx também foi apresentado ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (ProDIn) da ProEx que apoia a execução das atividades de extensão para 2016. O ProDIn foi elaborado pela equipe da ProEx, e compartilhado durante a reunião com o objetivo de fornecer subsídios para que os departamentos acadêmicos possam elaborar seus próprios projetos.

Como é da rotina do Conselho, foi aprovada a criação de quatro novos programas de extensão, e a celebração de três convênios de cooperação institucional.

As pautas, atas e deliberações do CoEx podem ser acompanhadas no site da ProEx.

Comentários desativados em CoEx: Conselho aprova editais de Aciepes e cursos de especialização para o segundo semestre, com novidades em relação a edições anteriores

Filed under Conselhos, Extensão

Comments are closed.