A 19ª Reunião Ordinária do Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE) da UFSCar, realizada no último dia 7, aprovou a formação de comissões para avaliar diferentes temas que dizem respeito à sua atuação. Foi formada uma comissão para rever o Regimento Interno da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade, composta pela Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Maria Aparecida Mello, a diretoria da Unidade e seus professores. Os conselheiros destacaram o contexto de consolidação da UAC e os novos desafios propostos frente à contratação de novos professores, bem como o processo de universalização das vagas. No próximo mês, a comissão deve apresentar a minuta do novo regimento, para apreciação pelo Conselho.

Foi formada também comissão para avaliar mudanças no Programa de Assistência Estudantil da Universidade, composta também por Mello e por uma assistente social de cada um dos quatro campi. A comissão deve refletir sobre os quatro anos de funcionamento da atual configuração do Programa, implantada em 2012. Durante a reunião do CoACE, a Pró-Reitora Adjunta explicou a necessidade de avaliar os resultados que o modelo concebido anteriormente tem gerado e de, a partir da análise desses resultados, modernizar o Programa. “Especialmente nos últimos dois anos, houve crescimento no número de estudantes em situação de vulnerabilidade social recebidos pela UFSCar. Isto nos traz novas demandas e novos desafios que não são mais contemplados em sua totalidade pelo nosso programa. Por isso é importante que possamos refletir sobre essas questões e reavaliar o que propusemos há quatro anos”, afirmou Mello.

O CoACE apreciou também os trabalhos da comissão responsável pelo processo de eleição dos seus representantes discentes, que está com inscrições abertas até esta quinta-feira (21/5). As atividades do CoACE, bem como a íntegra do edital do processo eleitoral e outras informações sobre a área de Assuntos Comunitários e Estudantis, podem ser acompanhadas no site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE).

Comentários desativados em CoACE: Conselho forma comissões para apreciar programa de assistência estudantil e funcionamento da UAC

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis, Conselhos