O Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE) da UFSCar realizou sua 21ª Reunião Ordinária na última terça-feira (1/9), ocasião em que o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Geraldo Costa Dias Júnior, informou os presentes sobre o andamento das obras de reforma do Restaurante Universitário (RU) de São Carlos, bem como sobre aquelas relacionadas à área no Campus Sorocaba, como a construção dos vestiários do campo de futebol, cobertura da quadra de esportes e salas de convivência para os estudantes. Também foi informada a finalização do processo de licitação para construção da nova portaria da moradia estudantil em São Carlos.
A Diretora de Esportes e Saúde da Pró-Reitoria, Cláudia Stefane, informou sobre resultados importantes obtidos recentemente pela Associação Atlética Acadêmica da UFSCar. Nos dias 15 e 16 de agosto, a equipe da UFSCar participou dos Jogos Universitários do Estado de São Paulo (Juesp), organizados pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). A UFSCar conquistou um total de 16 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e seis de bronze, alcançando o terceiro lugar na classificação geral. Também no dia 16 de agosto, no Campus São Carlos da UFSCar, as equipes participaram de amistosos contra equipes do campus de Rio Claro da Unesp, sagrando-se campeãs em quase todas as modalidades disputadas, com exceção de uma.
Na ordem do dia, o destaque foi para a apresentação da proposta inicial para atualização do Programa de Assistência Estudantil da Universidade. A Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Maria Aparecida Mello, apresentou o andamento dos trabalhos que vêm sendo conduzidos por uma comissão indicada pelo próprio CoACE em maio deste ano e composta por assistentes sociais dos quatro campi da Universidade, além de Mello. Os trabalhos têm focado, em um contexto de transformação da Universidade e ampliação no número de estudantes em situação de vulnerabilidade social, a reflexão sobre o conceito de assistência, as finalidades do Programa e seu desenvolvimento ao longo dos últimos quatro anos. Em uma segunda etapa, serão trabalhados aspectos específicos, como a descrição dos diferentes benefícios e procedimentos; as competências e atribuições de cada um dos envolvidos; critérios para inclusão no Programa e procedimentos da avaliação socioeconômica realizada; dentre outros aspectos. Após a finalização dessas primeiras etapas, os resultados e propostas deverão passar por uma fase de apreciação e amplo debate pela comunidade universitária, com cronograma ainda a ser definido.
As atividades do CoACE podem ser acompanhadas no site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.